InícioMundoEspecialistas alertam sobre infestação de 300 milhões de super-ratos no Reino Unido

Especialistas alertam sobre infestação de 300 milhões de super-ratos no Reino Unido

Especialistas estão preocupados com a possibilidade de que mais de 300 milhões de super-ratos infestem o Reino Unido depois de terem ficado obesos por comer restos de comida fast-food, cada vez mais presentes na região, e resistentes aos venenos utilizados desde 1950 para combatê-los.

Craig Morris, um controlador de pragas com 15 anos de experiência, disse que esses animais estão se tornando um problema cada vez maior. Em entrevista ao Daily Star, ele destacou que os roedores são incríveis sobreviventes da natureza, explorando tudo o que fazemos e se adaptando cada vez mais à sociedade humana.

Ele também alertou para a crescente falta de saneamento e higiene, outro fator muito importante para a proliferação desses animais.

Cientistas britânicos estão realizando estudos em que prendem alguns espécimes dentro de fazendas para testar a eficácia dos raticidas. Isso está acontecendo porque dados do ano passado mostraram que cerca de 78% dos ratos desenvolveram resistência genética a anticoagulantes.

Steve Belmain, professor de ecologia do Instituto de Recursos Naturais da Universidade de Greenwich, em Londres, disse o seguinte sobre o número de ratos no Reino Unido: “Eu poderia facilmente imaginar 200 milhões a 300 milhões de ratos aqui”.

Matheus Borges*, do R7

*Estagiário do R7 sob supervisão de Fabíola Glenia