InícioNotíciasEquipe de Laguna é campeã regional de futebol para cegos

Equipe de Laguna é campeã regional de futebol para cegos

A equipe feminina de golbol (goalball, em inglês) da Associação dos Deficientes Visuais de Laguna (Adevlasc) foi novamente campeã e ergueu a taça do 10° Regional Sul, em Londrina, no Norte do Paraná.

A final foi disputada contra a equipe de Porto Alegre (RS), neste sábado, 4, e o grupo de lagunenses venceram as gaúchas por 10 a 0. É a segunda vez que a Adevlasc traz a taça para Laguna.

Além do troféu, a equipe conquistou vaga no campeonato nacional da modalidade previsto para setembro, em São Paulo.

Sobre a modalidade

O golbol surgiu no final da década de 1940 como tratamento para os soldados da 2ª Guerra Mundial (1939-145) que perderam suas visões nas batalhas do conflito. Desde as Paralímpiadas de 1980, o esporte está presente e atualmente o Brasil possui medalha de ouro na modalidade.

É disputado em quadras de 9 metros de largura por 18 metros de comprimento. O jogo é composto por dois tempos de doze minutos cada. As equipes têm três jogadores titulares e três reservas. Todos exercem as funções de ataque e defesa simultaneamente. A bola usada no jogo possui um guizo no interior que emite sons. Os atletas usam vendas nos olhos para não beneficiar quem tenha percepções luminosas. Por esse motivo, o público não pode fazer barulho durante os jogos.

Com informações do Agora Laguna