Entrevista | Dra. Bruna, do Laboratório Saúde Vital de Orleans faz um balanço no ano da Pandemia

Em novembro de 2014, o laboratório Saúde Vital iniciou suas atividades na Cidade de Orleans, na Rua Miguel Couto, 616, Centro, com uma estrutura ampla, confortável e acolhedora, apta a receber portadores de deficiência física.

O laboratório Saúde Vital trouxe para Orleans a inovação de realizar coleta o dia todo e de atender aos sábados, atendendo diversos convênios e realizando coleta domiciliar e empresarial, propiciando mais conforto e comodidade para seus clientes.

Em outubro de 2017 o Laboratório Saúde Vital Inaugurou sua segunda unidade, na cidade de Lauro Muller, na Rua Henrique Lage, 105, Centro, realizando os exames na própria unidade, com estrutura adequada para o devido conforto do paciente e mantendo o mesmo conceito de atendimento humanizado.

Fomos saber da Dra. Bruna Teza Salvador Zomer, e sua equipe como foi enfrentar a Pandemia e suas restrições no dia a dia atendendo a demanda das pessoas que procuravam exames particulares para Covid-19 e exames indicados nas consultas.

Acompanhe a entrevista:

Olhar do Sul – Quando a realização de exames de rotina não deve ser adiada?

Dra. Bruna – Nunca devemos adiar os exames de rotina, as doenças são silenciosas e esses exames podem ser decisivos, mostrando o estado de saúde da pessoa. O exemplo mais comum são aquelas com colesterol alto, que podem causar um infarto e fazendo o exame de rotina pode-se prevenir essa situação. A dica é não adiar nunca!

Olhar do Sul – Com a pandemia do novo Coronavírus, vieram as recomendações, como foi a adaptação?

Dra. Bruna – Tivemos no início da pandemia uma parada brusca na procura de exames de rotina, as pessoas não saíam de casa devido ao medo da contaminação, então aqueles exames específicos que fazíamos com frequência tiveram queda. Com o passar das semanas, as pessoas foram percebendo que a pandemia não seria resolvida tão rapidamente e foram voltando a realizar seus exames. Com isso, tivemos tempo de nos adaptarmos, arrumamos as cadeiras de espera com seu devido espaço, organizamos a capacidade máxima de pacientes dentro do laboratório, tudo controlado através da senha. Higienizamos todo o ambiente com álcool 70% antes de abrir o laboratório e a cada coleta realizamos a higienização da cadeira de coleta na frente do paciente. Como realizamos coleta o dia todo, não temos longas filas e aglomerações. Além disso, todos os funcionários utilizam os Equipamentos de Proteção Individual.

Olhar do Sul – O que fez o diferencial nessa mudança para deixar os clientes seguros e evitar a Covid-19

Dra. Bruna – Bom, procuramos seguir todas as recomendações exigidas. Orientamos todo cliente a usar o álcool em gel e a usar sua máscara corretamente, inclusive temos máscara à disposição do cliente caso ele esqueça. E como já mencionado, passamos álcool 70% na cadeira de coleta, para não ocorrer contaminação, já que há o contato do paciente com essa cadeira.

Equipe de profissionais do Laboratório Saúde Vital

Olhar do Sul – Sabemos que o atendimento é importante, mas a equipe conseguiu ser solidária no início da Pandemia no contato com o cliente?

Dra. Bruna – No início da Pandemia reduzimos o quadro de colaboradores, retornando aos poucos com muito cuidado. Nossa equipe passou por um treinamento especial para melhor orientar nossos clientes, desde a máscara até sobre o distanciamento.

Olhar do Sul – Sobre as decisões para o cuidado com a saúde no atendimento ao cliente têm sido tomadas dia a dia?

Dra. Bruna – Sim, todos os dias mantemos o foco nos cuidados que são exigidos desde a abertura do Laboratório até o fechamento.

Olhar do Sul – Houve sobrecarga no laboratório diante do pico da pandemia do novo Coronavírus em Orleans?

Dra. Bruna – Não houve, pois como mencionado, realizamos coleta o dia todo, de segunda a sábado, fazendo com que não se concentre uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo. Temos uma grande procura por testes de Covid, porém temos uma equipe ágil e em quantidade suficiente para atender nossa demanda.

Olhar do Sul – Ao atender os clientes você achou que a população se preparou para esse novo cenário?

Dra. Bruna – Temos as duas realidades. Pessoas que se cuidam muito e seguem todas as regras estabelecidas e àquelas que não acreditam muito na Pandemia e acabam não se cuidando tanto. Estamos preparados para lidar com as duas situações. No primeiro caso, oferecemos uma coleta domiciliar, caso o paciente tenha muito medo de se expor na rua. E no segundo caso, orientamos quanto aos cuidados que devemos tomar.

Olhar do Sul – Sabemos que a população continua adoecendo, e que precisam de atendimento com frequência maior e, você e sua equipe tem feito ajustes essenciais a cada dia?

Dra. Bruna – Nossa equipe está sempre focada, não medimos esforços para proporcionar atendimento ao nosso cliente. Estamos sempre nos adaptando e nos reinventando. Com essa Pandemia, aumentaram muito nossas coletas domiciliares e até no carro, no caso de o paciente ter vindo ao laboratório, mas teve receio de se expor.

Olhar do Sul – Estamos finalizando mais um ano, como foi para o Laboratório Saúde Vital?

Dra. Bruna – Foi um ano muito desafiador e de muito aprendizado, mas com paciência e determinação, conseguimos chegar até aqui com um sentimento de Gratidão. É nesses momentos difíceis que percebemos o quanto somos fortes, o quanto nos superamos e o quanto a equipe do Laboratório Saúde Vital é valiosa.

Dra. Bruna

Olhar do Sul –Por fim deixe-nos uma mensagem final!

Dra. Bruna – De que todos nós estamos vivendo a mesma triste realidade, de uma Pandemia que afetou toda a nossa vida, profissional, familiar, social; mas que é nesse momento que devemos refletir sobre o que realmente é importante, sobre o que podemos melhorar. A Pandemia trouxe também mais momentos em família, mais calmaria. Devemos tirar o melhor dessa situação, com a certeza que vai passar e que sairemos dessa, mais fortes, mais focados, mais felizes. Deixo meu sentimento de acolhimento, para que ninguém, principalmente nossos idosos, desanime, pois estamos todos juntos, vivendo o mesmo sentimento.

Fico imensamente grata por tudo que conseguimos produzir de bom nesse ano que está terminando e nesse pensamento trabalharemos para manter no próximo ano o mesmo atendimento humanizado e especializado que estamos dispensando aos nossos clientes, mantendo equipamentos de última geração e a máxima qualidade no resultado final de nossos exames. Termino o ano agradecendo sempre aos nossos clientes, equipe, familiares e principalmente a Deus.

Aproveito para desejar a todos um ótimo final de ano e um novo ano cheio de coisas boas.

Redação Olhar do Sul

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MUNDO | Rússia inicia vacinação contra coronavírus com Sputnik V

(ANSA) - O governo da Rússia iniciou nesta segunda-feira (30) o processo de vacinação da sua população com a Sputnik V, mesmo que o...

Roubo em Criciúma teve ao menos 30 criminosos e é o maior já registrado em Santa Catarina

SÃO PAULO - A Polícia Civil de Santa Catarina suspeita que a quadrilha fortemente armada responsável por praticar um mega-assalto contra o Banco do Brasil em Criciúma seja...

Vacina ideal contra covid-19 tem dose única

BRASÍLIA - O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, disse nesta terça-feira, 1º, que a vacina ideal contra a covid-19 seria de dose única e armazenada em...

Trabalhadores terão nova chance de solicitar saque emergencial do FGTS

Trabalhadores de todo o País que não solicitaram o Saque Emergencial do FGTS  (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) vão ter um nova...