ENTREVISTA | Dor lombar tem muitas causas e afeta 7 em cada 10 pessoas

Quem nunca, durante uma crise de dor lombar, correu para o pronto-socorro em busca de alívio e saiu de lá feliz e medicado com um analgésico?

Ou, pior, tomou por conta própria um remédio para acabar com o desconforto?

Pois saiba que, desde 2017, a segunda mais importante associação de médicos dos Estados Unidos, o Colégio Americano de Médicos (ACP, na sigla em inglês), desencoraja o uso de medicamentos como primeiro passo para o tratamento dessa dor nas costas.

Voltada para especialistas e a população em geral, a recomendação é uma estratégia para reduzir a prescrição e o consumo abusivos de opioides, uma classe de analgésicos potentes que podem causar dependência.

Sabendo que essa situação atinge muitas pessoas em todo o país fomos em busca de respostas com o Dr. Marcelo Baggio da Clinivida de Orleans, acompanhe:

Dr. Marcelo Baggio

Olhar do Sul – O que é dor lombar ou lombalgia?

Dr. Marcelo – É um tipo de desconforto que pode se apresentar de inúmeras formas, na região lombar.

Olhar do Sul – O que causa dor lombar?

Dr. Marcelo – A dor lombar pode ter como causa uma musculatura enfraquecida, compressão de nervos na coluna, infecção na coluna, infecção nos rins, fraturas. Existem inúmeras opções que podem direcionar a casos de dor lombar. Tudo depende da história que o paciente tem para contar, associado ao exame físico feito durante a consulta presencial.

Olhar do Sul – Dor lombar sem diagnóstico exato tem nome?

Dr. Marcelo – Sim, lombalgia. É um nome genérico. O tratamento é que não se pode concluir sem ter um diagnóstico exato da causa da dor.

Olhar do Sul-Preciso fazer ressonância magnética se tiver crise de dor lombar?

Dr. Marcelo – Não é necessário fazer Ressonância Magnética para todos os casos de dores lombar. Cada caso tem sua indicação. Existem casos em que outros tipos de exames são mais efetivos, mais baratos e ajudam a definir diagnóstico. Cada caso é um caso. Não tem como generalizar um exame só pela localização da dor.

Olhar do Sul- Estou em crise de dor lombar: o que devo fazer?

Dr. Marcelo – Em um primeiro momento, tome uma medicação para dor em casa para tentar aliviar a dor. Se a dor permanecer, procure a emergência médica em um hospital ou UPA para fazer a medicação endovenosa. Caso o problema não seja solucionado na emergência, procurar um médico de confiança é a próxima opção. Além de um médico de confiança, é importante buscar um profissional que entenda do possível problema.

Olhar do Sul-Exercícios após crise de lombalgia

Dr. Marcelo – Alongamento e reforço muscular lombar, dorsal e abdominal não faz mal para ninguém e muitas vezes solucionam os casos de dores, entretanto, não se pode afirmar que isso vai ser solução para todos os pacientes que estão com dores nessa região.

Olhar do Sul –Lombalgia crônica: quais opções além da fisioterapia?

Dr. Marcelo –  Um exercício que eu gosto muito e os pacientes que seguem à risca o tratamento relatam melhora importante da dor é o pilates. Não adianta enganar o paciente dizendo que o “remedinho A ou B” vai curar a dor. O exercício é fundamental no tratamento.

Olhar do Sul-Por fim deixe-nos uma recomendação?

Dr. Marcelo – Quando existe desconforto lombar ou em qualquer seguimento do corpo, uma investigação mais minuciosa pode evitar que o problema agrave. Muitas vezes medidas simples evitam sérias complicações lá na frente. Em caso de dores e desconfortos, procure seu médico de confiança, faça exames e descubra o seu problema antes que o problema tome conta de você.

Endereço da Clinivida: Rua: Ver. Afonso Zanini, 351 – Barro Vermelho, Lomba, Orleans – SC -Telefone: (48) 3466-4513.

Redação Olhar do Sul

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com lojas fechadas por 26 dias em meio à pandemia, varejo de Criciúma precisou de reinventar

"Presidente da CDL, Andréa Salvalággio, compartilhou aprendizados no Alfa Talk desta semana". Desaprender para reaprender. A máxima de muitos setores durante a pandemia não foi...

Importações de soja não vão diminuir preços

“As importações de soja irão aumentar o volume disponível, mas não diminuir os preços”, na visão dos analistas da Consultoria TF Agroeconômica. Na última...

Forquilhinha recebe o certificado TOP 100 Destinos Sustentáveis da Green Destination

A certificação TOP 100 Sustainable Destinations 2020 (TOP 100 Destinos Sustentáveis 2020) foi entregue ao município de Forquilhinha pela fundação Green Destination. Nove cidades...

FLORIANÓPOLIS | SHRBS contesta anúncio do cancelamento do Réveillon oficial da capital

Um evento que divulga a cidade, além de atrair um enorme público durante o auge da temporada, o Réveillon oficial de Florianópolis não deveria...