ENTREVISTA | Com a professora de Yoga Débora Cristina S. C. Molon que nos explica mais sobre essa prática

O ioga, ou yoga, é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas costuma ser associado tipicamente com a hata-ioga e suas asanas ou como uma forma de exercício.

A professora de yoga formada na Escola Shanti Om, Débora Molon, é de Jaraguá do Sul e procuramos ela para nos falar mais sobre essa prática que vem crescendo rapidamente. Acompanhe a entrevista:

Olhar do Sul – Para você, qual é a definição de yoga já que tem muitas pessoas leigas no assunto?

Débora – Para mim Yoga vai muito além da prática de asanas, posturas, é uma conexão conosco mesmo, com tudo e com todos ao nosso redor. É uma filosofia de vida de amor e respeito por mim mesma e pelo meu próximo.

Olhar do Sul – Sabemos que essa prática traz benefícios, mas a pergunta é: Para quem a yoga é indicada?

Débora – Yoga é para todos, a prática nos leva a observar e respeitar nossos limites para que seja sempre saudável e cheia de benefícios, existem aulas para crianças, para adultos e para a terceira idade, até mesmo um cadeirante consegue de sua maneira desenvolver a prática de algumas posturas tranquilamente, assim como a prática da meditação que é parte de extrema valia do Yoga.

Olhar do Sul – Existe uma idade para se praticar Yoga?

Débora –  A crianças desde muito pequenas começam a imitar os pais, por isso em casa os pais podem envolver as crianças em uma prática lúdica, divertida e envolvida de histórias, já nas escolas de yoga geralmente as turmas infantis iniciam-se a partir dos 4 anos.

Olhar do Sul – Pode ser vista como atividade física, a yoga?

Débora – Eu diria que a prática e o desenvolvimento dos asanas, que são as posturas do Yoga podem  sim ser considerados como de atividade física.

Olhar do Sul – Já ouvi de amigos que sua vida mudou com essa prática, porque isso?

Débora – Porque a prática constante do Yoga melhora a condição física, traz um estilo de vida saudável, ativa o sistema circulatório, muscular, digestório, respiratório, alonga os músculos, além de diminuir os pensamentos acelerados, trazendo clareza mental, serenidade e paz. traz sentimentos de felicidade.

Olhara do Sul – Que dica você daria para a pessoa que quer iniciar?

Débora – Que procure uma escola de Yoga e matricule-se em uma turma de nível básico, e neste momento em que muitos estão em casa que busque em livros, lives de professores de yoga, em canais no Youtube aulas e posturas fáceis para iniciantes, no meu canal no youtube temos um vídeo com uma sequência básica para iniciantes, assim como no livro ‘O Pequeno Yogue ” Editora Edipro encontramos 13 posturas muito bem ilustradas e super fáceis de se colocar em prática.

Olhar do Sul – Como conhecer um profissional verdadeiro doa Yoga?

Débora – Busque saber se o profissional que está dando aula realmente tem formação na prática, em que escola se formou, faça aulas experimentais com vários professores, existem vários estilos de prática, alguma delas você vai se identificar e gostar.

Olhar do Sul – Por fim deixe-nos uma mensagem?

Débora – Desejo que nosso bate papo desperte em muitas pessoas o interesse  de experimentar yoga em sua vida, e que todos possam colher os inúmeras bençãos e benefícios que  traz para a vida de quem o pratica.

Redação Olhar do Sul

Colaboração: GABRIELA CUERBA – Assistente de Comunicação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mutirão de Emprego acontece online e tem 5 mil vagas abertas

A partir desta segunda-feira (28), a 5ª edição do Mutirão de Emprego oferecerá 5 mil vagas na capital e nas cidades da região metropolitana...

FORQUILHINHA | Centro de Triagem Coronavírus em novo horário a partir de outubro

O Centro de Triagem Coronavírus vai funcionar em novo horário a partir desta quinta-feira, 1, em Forquilhinha. O atendimento será realizado de segunda a...

Adoção consciente é a melhor vacina contra os maus-tratos e o abandono de animais

"Esta campanha educativa ressalta que é preciso plantar a semente da caridade para colher os frutos do amor". No isolamento social, as pessoas com receio...

Mulheres são 13% dos candidatos a prefeituras

BRASÍLIA - Com poucos incentivos e barreiras históricas, as mulheres ainda são uma parcela pequena na disputa pelas prefeituras: representam apenas 13,05% (2.495) dos 19.123 candidatos...