Enoturismo estimula economia local na região dos vales da uva Goethe

Elementos comuns sob a perspectiva de moradores se transformam em encanto para turistas e visitantes e retornam de forma positiva para setores da economia. Assim pode-se descrever o enoturismo e a consolidação da Vindima Goethe, que chega a 12ª edição em 2020. A programação com a proposta de três finais de semana atraiu milhares de turistas à Urussanga nas primeiras semanas do ano.

Acompanhada da mãe, Vitória De Brida Forgiarini, 8 anos, de Forquilhinha, participou da última atividade: o passeio turístico de trem. “Foi muito legal. Meu primeiro passeio de trem. Eu curti muito a natureza e a tranquilidade da viagem”, conta. Cerca de 400 pessoas participaram dos dois passeios de trem promovidos neste domingo, dia 2. A ação foi uma realização da Prefeitura de Urussanga em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão e contou com apresentações musicais dentro dos vagões e na plataforma de chegada, distribuição gratuita de vinho Goethe e venda de produtos locais.

Patrícia Mazon, sócia-proprietária do complexo turístico Vigna Mazon, afirma que o fluxo incrementou três vezes mais do que na edição anterior da Vindima Goethe. Na propriedade, mais de mil pessoas aproveitaram experiências singulares como ritual da pisa das uvas, colheita, piquenique nos parreirais, gastronomia típica, degustação de vinhos e manifestações artísticas. Outros empreendedores do setor vinícola registraram aumento de 20% em vendas e no receptivo turístico, assim como a rede hoteleira atingindo capacidade entre 80 e 90%.

“Superou todas as expectativas, dentro deste novo formato, oportunizando que os visitantes pudessem participar, por um período mais prolongado, das atividades, no interior das propriedades rurais e vinícolas. Recebemos uma quantidade considerável de pessoas, de diversas regiões de Santa Catarina e outros estados brasileiros, podendo, assim, dar notoriedade a nossa história e tradição com a cultura do vinho”, pontua o diretor de turismo de Urussanga, Sergio Luiz Maccari Júnior.

A 12ª Vindima Goethe foi uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

VALES DA UVA GOETHE

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. As vinícolas associadas à ProGoethe são Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.

Texto: Eliana Maria Maccari – Jornalista MTB JP 04834SC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lotérica Orleans informa: Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões amanhã sábado (28/11)

A Mega-Sena terá o último sorteio de novembro amanhã sábado (28).  O sorteio será realizado às 20h (horário de Brasília), no espaço Loterias Caixa...

Região sul terá 21 cursos gratuitos do Senar/SC em dezembro

Durante todo mês de dezembro, os produtores da região sul catarinense receberão 21 cursos gratuitos em 13 municípios. As capacitações são promovidas pelo Serviço Nacional de...

Defesa Civil Nacional repassa R$ 1,78 milhão para apoio a três estados

"Recursos federais são destinados a municípios do Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina atingidos por chuvas fortes e vendavais". Brasília-DF, 26/11/2020 – O Ministério...

Residência é destruída pelo fogo no bairro da Estação em Urussanga

Uma residência foi destruía pelo fogo na tarde desta quinta-feira (26), em Urussanga. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para combater as...