Enem: termina nesta sexta prazo para pedir isenção da taxa de inscrição

Os estudantes interessados em fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) têm até esta sexta-feira (17) para fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 85. O resultado será divulgado no dia 24 e o pedido deve ser feito pela internet, na Página do Participante.

Fazer o pedido de isenção não garante a inscrição no Enem. Todos os interessados precisam se inscrever entre os dias 11 e 22 de maio.

O participante que conquistou a isenção em 2019 e não compareceu aos dois dias de exame deve comprovar o motivo da ausência para pedir novamente a isenção.

Tem direito à isenção da taxa de inscrição os estudantes que cursam o último ano do ensino médio em 2020 em escola da rede pública ou que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Aqueles que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Justificativa de ausência

O solicitante que se inscreveu no ano passado, conseguiu a isenção e faltou às provas deve formalizar o pedido e anexar os itens comprobatórios na Página do Participante, pela internet.

Novidade

Todos os estudantes que forem se inscrever no Enem, ProUni (Programa Univrsidade para Todos) ou Fies (Financiamento Estudantil) terão que fazer um cadastro no portal do Governo Federal. O canditato deve informar CPF, nome completo, e-mail e telefone, além de cadastrar login e senha. Posteriormente, o estudante deve acessar a Página do Participante do Enem.

Enem Digital

As regras para pedir gratuidade são as mesmas para quem optar por se inscrever na versão digital do exame, que terá aplicação-piloto para 100 mil participantes. As provas do Enem Digital estão previstas para ocorrer em 11 e 18 de outubro e as do Enem impresso, em 1º e 8 de novembro.

Polêmica

Entidades estudantis como a UNE (União Nacional de Estudantes) e Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) pedem o cancelamento ou a mudança do calendário do Enem. Segundo os estudantes, a suspensão das aulas por causa da pandemia por coronavírus gera prejuízos aos estudantes mais pobres.

Um projeto foi apresentado no Senado para alterar as datas do Exame, mas o MEC, até o momento, deve manter as datas.

Portal r7

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dez mil voluntários serão testados contra a Covid-19 em nova fase

A vacina para combater a Covid-19 que possui os testes mais avançados no mundo, segundo o Ministério da Saúde, é a Oxford-Astrazeneca, que também...

Boletim Covid-19 do hospital São Donato de Içara

O Hospital São Donato tem 10 leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita: LEITOS OCUPADOS NA UTI: 5 - CASOS CONFIRMADOS (5) - CASOS SUSPEITOS (0) LEITOS OCUPADOS NA CLÍNICA:...

TST aprova reajuste e determina o fim da greve dos Correios

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda-feira, 21, que os funcionários dos Correios devem receber um reajuste de 2,6% e retomar as atividades a partir desta...

Crianças recebem computador por empréstimo para assistir aulas on-line

O Colégio SESC está promovendo uma ação cidadã para possibilitar que seus alunos que não possuem computador em casa assistam às aulas on-line e participem dos encontros realizados...