Em Santa Catarina, crianças e jovens representam 30% dos infectados por covid-19

Embora a covid-19 seja considerada mais branda nos mais novos, crianças e jovens representam 30% dos infectados pelo novo coronavírus em Santa Catarina. Em agosto, o Estado registrou mais de 12 mil novos casos em pacientes entre 0 e 29 anos, segundo levantamento do site nd+. Desde o início da pandemia, foram 25 mortes nessa faixa etária.

Santa Catarina teve um aumento expressivo de novas infecções diárias entre junho e julho, passando de 22.352 para 64.958 infectados entre todas as idades. No mesmo período, os jovens foram os que apresentaram maior crescimento de novos casos, quando o ritmo de contaminação acelerou.

Nas crianças entre 0 e 9 anos, foram 1.822 novos casos de covid-19 em julho, contra 582 novas ocorrências no mês anterior – o que representa um aumento de 213%. No grupo entre 10 e 19 anos, foram 1.080 novos casos em junho, enquanto o número de novos adolescentes contaminados chegou a 3.563 em julho (229%). Entre os jovens de 20 a 29 anos, o número subiu de 5.118 para 13.786, um acréscimo de 169%.

Apesar de o número de novos casos de covid-19 ter recuado em Santa Catarina em agosto, o índice de jovens infectados cresceu. Foram 12.122 registros entre 1º e 26 de agosto na faixa etária de 0 a 29 anos, o que representa 30,5% do total (39.639). Em julho, os jovens eram 29,5% do total de contaminados.

“Uma pesquisa da prefeitura de São Paulo ajuda a entender este processo. O nível de crianças assintomáticas é muito alto. Ela pesquisou seis mil crianças. Das contaminadas, 64% eram assintomáticas, que tiveram o vírus e ninguém soube. E têm anticorpos. Provavelmente acontece a mesma coisa aqui. Como não faz a testagem, não se sabe”, afirma o professor Lauro Mattei, coordenador do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina (Necat-UFSC).

Dos 25 casos de pacientes jovens que não resistiram à doença, 13 tinham doenças preexistentes, sendo as cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade e imunodepressão as mais recorrentes. Dos 2.142 óbitos por covid-19 registrados em Santa Catarina, 1,16% são crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 29 anos.

Com informações da Cabeça de Criança

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luau é encerrado pela PM em Balneário Campo Bom

Um luau foi encerrado pela Polícia Militar na noite dessa sexta-feira (25), em Balneário Campo Bom, na cidade de Jaguaruna. Os militares lavraram 20...

IMBITUBA | Governador inaugura pera ferroviária no Porto para facilitar acesso de trens

Vai ficar mais fácil, seguro e rápido para os trens carregados com contêineres entrarem e saírem do Porto de Imbituba. Está concluída a chamada...

Casal é preso na Zona Leste acusado de agredir filha de seis meses

Agentes da Polícia Militar prenderam um casal no Jardim Dona Sinhá, Zona Leste da capital, acusado de agredir um bebê de seis meses. O caso ocorreu na quinta-feira (24). De...

Abertas as inscrições para pedido da renda emergencial da Lei Aldir Blanc em Lauro Müller

Trabalhadores da área da cultura que foram afetados pela pandemia da Covid-19, em Lauro Müller, já podem se inscrever para solicitar a renda emergencial...