InícioNotíciasEm março haverá mais um Mutirão de Castração Animal, em Urussanga

Em março haverá mais um Mutirão de Castração Animal, em Urussanga

Em março de 2022 haverá mais um Mutirão de Castração Animal, em Urussanga. A exemplo das edições anteriores, os preços serão diferenciados e abaixo do valor normalmente praticados. Para o cidadão que pretende castrar o animalzinho de estimação é importante fazer o agendamento. O mutirão é aberto também para pessoas de outros municípios. Cada pessoa pode levar mais que um animal para realizar a castração. O contato para agendar deve ser feito pelo número (48) 9 99 55 62 19, diretamente com a empresa Rota.Vet.

De acordo com o Coordenador do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (Combea) de Urussanga, Filipe Cataneo, já há mais de 100 pedidos de participação no mutirão. “As castrações evitam cânceres, doenças, mas o maior de tudo que a gente visa aqui no município é evitar o nascimento descontrolado de animais. Sabemos que tem os animais de rua, estes que vão acabar proliferando no município. Sabemos que o mutirão tem o preço social e atrai aquela pessoa que não levaria o seu animal para castrar caso o preço fosse mais elevado”, comenta o Coordenador.

No primeiro mutirão realizado em 2021, foram 220 animais castrados. No segundo mutirão foram 130 castrações. “Temos a expectativa de castrar entre 120 e 130 animais, no próximo mutirão do dia cinco de março de 2022”, destaca Cataneo.

Ação nas escolas

A partir desta quinta-feira (17), o Combea realizará campanha de conscientização nas escolas do município de Urussanga. “Esse era um pedido do prefeito Nandi e vamos fazer esse trabalho. Temos que começar pelos mais novos para que eles cresçam com a mentalidade um pouco diferente. Vamos caracterizados com fantasia de cachorro. Vamos levar panfletos explicando o que pode e o que não pode fazer com os animais. É para as crianças e adolescentes começarem a saber como cuidar melhor do animal de estimação”, conta Filipe Cataneo.

Atendimento do Combea

“Nós recebemos muitas denúncias e muitos pedidos para recolher o animal de rua. Frisamos que o Combea não recolhe o animal de rua, pois não temos um local para colocar. Precisamos explicar como funciona: a gente faz o que diz na lei de criação do Combea, aprovada em 2019 por todos os vereadores que estavam naquela Câmara e sancionada pelo Prefeito na época. O Combea busca o animal de rua, levamos para a castração, chipamos ele para deixar identificado; não tendo lar temporário e ninguém para adotar, o animal volta para a rua chipado e castrado. Isso é o que está na lei. A gente trabalha em denúncias e bem-estar animal. A competência do Combea é fazer mutirões de castrações, mutirões de adoções, cuidados de animais de rua para controle de proliferação”, explica o responsável pelo setor.

Sobre um canil

“Entendemos que enquanto outros municípios vizinhos não disponibilizam canis, nós não somos a favor a Urussanga ter canil. Sou contra o canil agora porque se Urussanga fizer um canil, a cidade vai virar um depósito de animais abandonados. A partir do momento em que todo município tiver o seu canil, podemos construir um, pois cada cidade cuidará dos seus animais abandonados”, afirma Filipe.

Últimas denúncias

O caso mais recente, atropelamento e morte de um cão, no bairro Estação. Já foi identificada a pessoa que conduzia o veículo de uma empresa, ela já foi ouvida pela Polícia Civil. Poderá haver indiciamento ou não desse funcionário que dirigia o carro da empresa.

No caso de abandono no Rio Maior, foi identificado o dono do veículo que fez o abandono. Foi ouvido na delegacia e admitiu o erro. Agora está no Ministério Público. A princípio deve haver um acordo de não percepção penal, quando a pessoa assume o erro, provavelmente deverá pagar algum custo de tratamento para algum animal ou fazer doação de ração para algum órgão que cuida de animais.

O primeiro caso de atropelamento, que ocorreu em dezembro de 2021, no bairro Estação, já está no Ministério Público para a análise.

Da Redação / Edi Carlos De Rezende