Preparados para o último grande fenômeno astronômico de 2021? Sábado (4) é dia do eclipse total do Sol, o famoso “dia virou noite”. O acontecimento se dá quando a Lua se alinha perfeitamente ao Sol e à Terra.
Quem vai ver o eclipse solar?
Apesar de ser um dos fenômenos mais aguardados do ano, o eclipse total do Sol não será visto por grande parte dos terráqueos, incluindo os que moram no Brasil. O evento pode ser acompanhado por privilegiados que moram ou estejam de passagem na Antártica e em algumas áreas dos oceanos Atlântico, Pacífico e o próprio Antártico.
Austrália, Nova Zelândia e África do Sul torcem por um dia claro e de tempo favorável para que seja possível apreciar a beleza do fenômeno astronômico.
Que horas começa o eclipse?
O eclipse solar deve começar a partir das 2h29, no horário de Brasília, com o ápice (ou escuridão total) às 4h33. A despedida está prevista para às 6h37. O eclipse total do Sol dura cerca de 1 minuto e 54 segundos. O último eclipse total apreciado pelos brasileiros aconteceu há 27 anos e o próximo deve rolar lá para 2046.
E na astrologia?
Sejam da Lua ou do Sol, eclipses sempre chamam a atenção dos apaixonados por astrologia. Com esse não é diferente. Há quem diga que os efeitos são sentidos apenas por quem é diretamente afetado pelo eclipse (quem está nas regiões onde ele possa ser visto).
Há, no entanto, os que dizem que tudo está interligado. A astrologia diz que eclipses resultam em períodos de menor clareza, mas com espaço para melhoria quando se encerram. O eclipse previsto para sábado deve exaltar áreas como a de responsabilidade e comunicação.
O Prosa, o podcast do Hypeness, tem um episódio especial sobre astrologia além dos estereótipos que você não aguenta mais:
Foto: Getty Images