Eclipse do Sol de dezembro será visível em três regiões do Brasil

O último eclipse solar de 2020 será visível em três regiões do Brasil: no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No dia 14 de dezembro, por quase três horas, a maior estrela do nosso sistema será ofuscada pela Lua e sua ocultação deve ultrapassar os 60%.

Em Porto Alegre, capital gaúcha, o eclipse vai começar às 12h23, horário de Brasília. O momento ápice deve acontecer quando o Sol estiver a 69 graus de altura sobre o horizonte, às 13h51.

O mês de dezembro vai ser repleto de fenômenos astronômicos, aliás. Além de eclipse, no dia 13 e em parte do dia 14, a Terra vai passar por uma região do espaço repleta de rastros deixados por cometas, algo que acontece anualmente. Por conta disso, quem estiver em algumas regiões do globo terrestre com baixa intensidade luminosa poderá observar até 150 estrelas cadentes por hora. Essa chuva de meteoros é conhecida como Geminídeos.

Aqueles que tiverem a intenção de acompanhar têm um motivo a mais para se alegrar: a Lua Nova vai dar uma ajuda para deixar o céu menos iluminado do que se o satélite estivesse em sua fase cheia, por exemplo.

Já no fim do mês, pouco antes do Natal, Júpiter e Saturno vão estar em sua maior aproximação desde o século XIII. Isso quer dizer que, a olho nu, os dois planetas parecerão apenas um. Conhecidos por seus brilhos intensos, eles devem oferecer um espetáculo à parte aos observadores do céu no dia 21 de dezembro, também a data em que começa o verão do hemisfério sul. Oportunidade única para quem gosta de astronomia!

Redação Hypeness

Foto: Photo by Scott Olson/Getty Images Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS