Drauzio Varella diz que carnaval deveria ter sido cancelado: “Vírus se disseminou ali”

O médico Drauzio Varella deu uma declaração impactante ao relacionar o Caranval com a disseminação do novo coronavírus.“Nós fomos muito benevolentes com essa doença, fomos otimistas demais. Eu mesmo me penitencio por isso”, disse ele durante entrevista no ‘Ao Vivo em Casa’, série de lives promovidas pela Folha de São Paulo.

Drauzio admitiu que ele próprio subestimou a gravidade da situação por falta de informações vindas da China e criticou a demora das autoridades para tomarem medidas preventivas. Para o especialista, a realização de grandes eventos públicos no começo deste ano, especialmente o Carnaval, contribuiu para a disseminação do coronavírus pelo Brasil.

O médico usou exemplos de países europeus, como a Espanha, para falar sobre os riscos na demora para agir na contenção da pandemia. “A Espanha está do lado da Itália [epicentro do coronavírus na Europa] e, quando a Itália decretou o isolamento para a população, os espanhóis fizeram aquela Marcha Para as Mulheres, com 200 mil mulheres no centro de Madri. Como admitiram aquilo? Como nós fizemos o Carnaval?”, questiona.

Drauzio vê com preocupação o risco de o sistema de saúde do país entrar em colapso, sobretudo porque isso afetaria não só os doentes com a Covid-19, mas também com qualquer outra enfermidade.

“Quem sofrer um infarto vai pra onde? Quem sofrer um AVC vai para onde? Quem quebrar a perna no degrau de casa ou quem sofreu uma queda no banheiro, para onde vão essas pessoas? Sistema em colapso significa nenhuma vaga para ninguém”, alerta.

Questionado sobre os tratamentos que estão sendo estudados para a Covid-19, o médico foi cauteloso ao falar da hidroxicloroquina, afirmando ainda não saber se esta solução pode curar o vírus ou acelerar a morte de uma pessoa infectada.

Em outra fala recente, promovida pelo UOL, Varella reiterou que a vida normal ‘vai demorar muito tempo a voltar’. A ideia de que só será possível retomar uma vida normal quando a vacina contra coronavírus for desenvolvida – em 1 ano e meio, segundo as expectativas mais otimistas – está cada vez mais sendo aceita dentro do debate médico.

Redação Hypeness

Foto: Reprodução / Instagram

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mundo | Taj Mahal recebe 1ºs visitantes em meio a aumento de casos

A Índia reabriu o Taj Mahal após seis meses nesta segunda-feira, com os primeiros visitantes entrando no famoso monumento enquanto as autoridades relatavam 86.961 novas infecções por coronavírus em todo...

Freiras brasileiras são sequestradas por terroristas em Moçambique

Duas freiras brasileiras foram feitas reféns por 24 dias por extremistas islâmicos em Moçambique, na África. Ambas já foram liberadas, mas em estado de...

Pescaria Brava | Pacientes crônicos serão testados

Após os mais de 1,5 mil idosos acima de 60 anos de Pescaria Brava serem testados para o novo coronavírus, a secretaria de Saúde...

Profissionais do setor de eventos farão manifestação nesta terça-feira em Criciúma

Profissionais do setor de eventos do Sul do Estado farão uma manifestação nesta terça-feira (21), em Criciúma, pedindo que sejam ouvidos pelas autoridades governamentais...