InícioNotíciasDr. Vicente defende urgência na desburocratização do processo de cirurgias eletivas

Dr. Vicente defende urgência na desburocratização do processo de cirurgias eletivas

O deputado Dr. Vicente Caropreso defendeu urgência na desburocratização e modernização do sistema que define e organiza a realização de cirurgias eletivas em Santa Catarina. A manifestação do parlamentar ocorreu diante da inconsistência dos dados do cadastro de pacientes revelada por representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quarta-feira (14), durante audiência pública convocada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para a prestação de contas quadrimestral da secretaria.

Na reunião foi confirmado que uma varredura na lista de espera por cirurgias eletivas está em execução, sendo que até o momento, dos 26,4 mil pacientes que já se buscou contato com base nos dados do cadastro, 14 mil pacientes não foram encontrados; 1,9 mil já fizeram o procedimento e 1,5 mil já não têm mais interesse em realizar a cirurgia.

“Além dos números relativos à execução do orçamento da pasta da Saúde, questionei e mergulhamos em assuntos que são emergenciais, como é caso da fila por cirurgias eletivas, que é hoje o grande gargalo da saúde. A equipe da secretaria mostrou as várias dificuldades encontradas e a principal está sendo o cadastro desatualizado. Todos os problemas apresentados mostram a burocratização que existe para realizar cada uma das cirurgias eletivas”, disse Dr. Vicente.

O deputado acrescentou que é preciso otimizar, modernizar esses processos, algo que envolve não só o governo estadual, mas os municípios e hospitais filantrópicos e o próprio cidadão que precisa manter seus dados atualizados. “Há  progresso para reduzir a fila de espera por  cirurgias pelo SUS, como o maior aporte de recursos para a Política Hospitalar Catarinense, que aprovamos no Legislativo,  mas o ritmo ainda está lento e há entraves que precisam ser urgentemente ser retirados para dar fluxo. Enquanto se perde dias procurando por uma pessoa cadastrada, outras estão sofrendo esperando ”, disse.

Assessoria de Comunicação deputado Dr. Vicente