Doria diz que vacina chinesa pode estar disponível no SUS em dezembro

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a vacina chinesa contra a covid-19, a CoronaVac, pode estar disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) até dezembro de 2020. O anúncio foi feito nesta 4ª feira (26.ago.2020), no Palácio dos Bandeirantes.

Doria ressaltou a necessidade de autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a distribuição do medicamento em São Paulo.

45 milhões de doses da vacina CoronaVac estarão disponíveis neste mês de dezembro. Quero deixar isso bem claro, com a ressalva de que precisaremos ter a aprovação da sua 3ª fase de testagem e, na sequência, por óbvio, a aprovação também da Anvisa –como agência reguladora que cuida e tem a sua responsabilidade de aprovar todo e qualquer medicamento aplicado na população“, disse Doria.

Eis o trecho da reunião com a imprensa em que Doria falou sobre a CoronaVac (1min45seg):

CoronaVac

A vacina chinesa está na fase 3 de testes –realizada em centros de pesquisas do Brasil desde julho. Sob a coordenação do Instituto Butantan, 9.000 voluntários se candidataram em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal. O custo da testagem é de R$ 85 milhões.

A CoronaVac é uma das vacinas em fase mais adiantada de testes, junto com a que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford. A primeira e a segunda etapa de testes ocorreram na China, com cerca de 1.000 voluntários.

A vacina contém fragmentos do vírus inativo. A proposta é que o sistema imunológico passe a produzir anticorpos contra o agente causador da covid-19 assim que a vacina seja aplicada.

Na testagem, metade das pessoas receberão a vacina e a outra parte receberá 1 placebo, substância inerte. Os voluntários não sabem qual medicamento vão receber.

Com informações do Poder 360

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11º RPM apresenta números das fiscalizações contra a Covid-19

Nestes mais de seis meses de ações contra a Covid-19, a 11ª Região da Polícia Militar (RPM), que é responsável pelo policiamento nas cidades...

Coronavírus aumentou casos de dentes quebrados e dentistas falam em estresse

Desde o começo da pandemia do coronavírus, você já deve ter ouvido alguém comentar sobre dor nos dentes. Aliás, é possível que você mesmo...

Operação conjunta resulta em prisão em flagrante por crime contra as relações de consumo em Imaruí

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Imaruí, em ação conjunta com a Cidasc, cumpriu dois mandados de busca e apreensão...

MUNDO | Cardeal influente do Vaticano renuncia misteriosamente

Um dos cardeais mais influentes do Vaticano, o italiano Angelo Becciu, renunciou nesta quinta-feira misteriosamente a seu cargo na Santa Sé, que não explicou...