DNIT/SC | Finaliza última drenagem em trecho com Obras Complementares, na BR-101

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finaliza, nesta segunda-feira, 11, a construção da última galeria para drenagem pluvial em lote de Obras Complementares à duplicação da BR-101 Sul catarinense. A frente de serviços está alocada no km 306, no bordo esquerdo – paralelo ao sentido Sul/Norte, dentro do bairro de Bentos, em Laguna, onde são construídas vias lindeiras. A galeria faz parte das obras construtivas para ligação de rua lateral existente com a plataforma que abriga o fluxo de sentido Porto Alegre-Florianópolis.

Os trabalhos tiveram contratempos logísticos na semana passada e, por isso, a construção acabou sendo postergada para esta semana. As atividades estão concentradas na execução de galeria transversal, para coleta pluvial na via lindeira. O término desta construção é essencial para finalizar a aplicação e compactação de aterro, sub-base com rochas (rachão), etapa anterior da aplicação asfáltica. Todas as atividades estão sendo executadas no bordo esquerdo, paralelo ao sentido Sul-Norte, fora do fluxo de veículos. A construção da galeria vai seguir nesta semana, dentro das condições de tempo estável na região.

Para as comunidades lindeiras, atenção redobrada para a logística da construção. As obras acontecem próximo de Bentos e, com isso, as ruas existentes no entorno do empreendimento precisam rever a circulação local para não adentrar ao espaço dos serviços construtivos. Nas frentes em construção, somente pessoal autorizado por circular.

A frente de obras em Bentos (ligação com Caputera), em Laguna, é a mais adiantada, com todo pavimento asfáltico já finalizado, entre o km 305 e km 306. Há ainda trabalhos construtivos para implantação de 250 metros de continuação em via lateral existente no bordo esquerdo, paralelo ao sentido Sul-Norte de tráfego. Lá é feita a instalação de drenagem e finalização de aterro e rochas.

A construção de nova via lateral vai facilitar o acesso e a trafegabilidade entre aglomerados urbanos nos bairros de Caputera e Perrixil, dando condições de segurança no trânsito de veículos e na circulação de pedestres, abrangendo cerca de 600 famílias das duas localidades. A plataforma em construção também será ligação estradal com Bentos – onde outras 110 famílias terão acesso à via – sem a necessidade de tráfego pelo fluxo de longo curso.

Para mais informações, a autarquia mantêm canais de interação para usuários, mantido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental da BR-101 Sul), através do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site 101sul.com.br.

Muriel Ricardo Albonico | DNIT

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MORRO DA FUMAÇA | Fumacense Alimentos é homenageada pela Câmara de Vereadores

A Fumacense Alimentos foi homenageada nesta semana pela Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça. A moção de aplausos foi aprovada por todos os...

Medicamentos sem eficácia comprovada contra a COVID-19 têm aumento de 295% nas compras no 2º trimestre

Com os rumores a respeito da eficácia da Hidroxicloroquina, Ivermectina e Nitazoxanida para o tratamento da covid-19, a procura pelos medicamentos disparou durante a...

Fiocruz sugere que cada escola crie seu planejamento para prevenção contra a Covid-19

Com a pandemia, as atividades dentro dos ambientes escolares foram interrompidas e, até o momento, não há uma perspectiva real de quando as aulas...

MP libera quase R$ 2 bilhões para produção de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro assinou, na última quinta-feira (6), Medida Provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para a produção e...