InícioNotíciasMUNDO | Diana: a princesa do povo que se tornou também ícone...

MUNDO | Diana: a princesa do povo que se tornou também ícone fashionn

Lady Di (1961 – 1997) construiu um legado ao longo de sua vida que poucas personalidades no mundo conseguiram alcançar. O título de ‘princesa do povo‘ não veio à toa: Diana Spencer, nascida em berço de ouro em uma família aristocrata e casada com o futuro rei da Inglaterra, se tornou o símbolo da filantropia no século XX por suas ações beneficentes. Por outro lado, a classe e o olho atento à moda fizeram dela um verdadeiro ícone fashion, um dos mais importantes das décadas de 1980 e 1990.

Graças a Lady Di, peças se tornaram tendência e inspiraram looks que brilharam em passarelas da moda pelo mundo. Sem contar na mudança de protocolos dentro da própria família real. A cor preta, por exemplo, só era utilizada por membros da realeza em cerimônias fúnebres. Com Diana, a perspectiva mudou e o preto ganhou eventos requintados e se tornou peça para momentos glamourosos.

Ao longo de sua vida, a princesa passou por diversas fases da moda. Logo no começo, suas roupas inspiravam um ar mais interiorano, com flores e cortes mais românticos. Nos anos 1980, vieram os terninhos e os blazers. Nos anos 1990, ela passou a adotar um estilo casual que pouco se via na realeza até então. Quem a via em um dia normal com os príncipes William e Harry, crianças, poderia identificar nela uma mãe como qualquer outra daquela década: jeans altos, moletons em tamanhos enormes e camisas largas.

Lady Di com os filhos, príncipes William e Harry, no palácio de Kensington, em Londres, em outubro de 1985. Ao lado, a princesa embarca no avião real com príncipe Charles para a lua de mel do casal, em agosto de 1981.

O que falar do color blocking? A moda de mistura de cores que ganhou fôlego na década de 2010 encontrou em Lady Di uma grande aliada mesmo décadas antes. A princesa do povo também era grande entusiasta do quadriculado e padrões xadrez e ainda nutria uma forte amizade com o estilista Gianni Versace, de quem foi talvez a maior modelo e que também morreu tragicamente um mês e meio antes de Diana.

Em um vestido de Victor Edelstein, Lady Di dança com John Travolta em um dos salões da Casa Branca, nos Estados Unidos, em novembro de 1985. O vestido ficou conhecido como ‘The Travolta Dress’.

‘Color blocking’: Lady Di veste um conjunto da designer Catherine Walker e um chapéu de Philip Somerville na cidade do Kuwait, no Kuwait, em março de 1989.

Diana, Harry e William se divertem durante visita a um parque de diversões, em abril de 1993. À direita, Lady Di aparece vestida com moletom e short de ginástica, em novembro de 1995.

Xadrez: Lady Di posa sentada com o príncipe Harry, em 1986. Ao lado, ela aparece em 1982, na Escócia.

Casual: Diana de jeans, moletom largo e casaco ao lado de um pequeno príncipe William em maio de 1988.

Lady Di e um de seus terninhos, ao lado dos filhos e do príncipe Charles, em setembro de 1995. Era o primeiro dia de aula do príncipe William na escola de Eton.

O príncipe e a princesa de Gales durante visita oficial à Alemanha, em 1987. Lady Di repete o vestido de Victor Edelstein usado na Casa Branca em 1985; à direita,  com o vestido que ficou conhecido — de forma machista — como ‘o vestido do divórcio’, feito por Christina Stambolian, em 1994.

Redação Hypeness

Fotos: Getty Images