Dia Mundial da Água traz reflexão

Neste domingo é Dia Mundial da Água. Na data,  a Tubarão Saneamento traz um alerta sobre a poluição hídrica, que afeta toda a humanidade. A água é uma das maiores fontes de vida existentes no planeta Terra e, apesar disso, sua qualidade é resultado da atividade humana, seja ela doméstica ou comercial, agrícola ou industrial.

No Sul, o índice de atendimento total de água é de 90,19%. Em Tubarão, 100% das unidades consumidoras da área urbana têm acesso à água tratada de qualidade, pronta para o consumo. Para se ter uma ideia do custo e benefício, a cada R$ 7 pagos para a água encanada, podem ser consumidos mais de dois mil litros de água tratada, ou seja, mais de 100 garrafões de 20 litros.

“Mesmo diante da boa qualidade da água entregue na nossa região, não podemos fechar os olhos para os problemas que nós, seres humanos, causamos ao meio ambiente. Com o crescimento das cidades e o desenvolvimento populacional, precisamos mudar hábitos e valorizar o cuidado com esse bem tão precioso”, explica o diretor da Tubarão Saneamento, Marcelo Matos.

A má utilização dos recursos hídricos, além de trazer esses prejuízos à sociedade como um todo, acaba, consequentemente, ocasionando o surgimento de diversas doenças. Para reverter esse quadro, são necessários investimentos em ampliações do sistema de coleta de esgotos, em Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), ou no aumento de sua eficiência.

“A poluição dos sistemas hídricos é um problema de toda sociedade. E se cada um de nós pretende ter água potável que possa ser consumida no futuro, deve, acima de tudo, rever suas atividades, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais, pois todas possuem implicações que acabam diretamente ou indiretamente degradando os mananciais hídricos disponíveis”, ressalta Marcelo Matos.

Em alinhamento às orientações repassadas pelas autoridades de saúde e com o objetivo de evitar a propagação do Covid-19, todas as atividades programadas em alusão à data ficam suspensas até novas orientações.

DS

Créditos: André Fernandes/DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPT recebe sugestões de ações de combate à discriminação de pessoas negras no mercado de trabalho

"Convidados e interessados em se manifestar em reunião pública de 27 de novembro deverão se inscrever até 30 de outubro por meio do endereço...

MUNDO | Geóglifo milenar é descoberto no Peru

Um geóglifo de 2.000 anos, que retrata uma enorme criatura felina, foi recentemente descoberto entre as misteriosas Linhas de Nazca do Peru. Há Mais de...

Chico Rodrigues diz que dinheiro escondido na cueca era para pagar funcionários

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) enviou mensagens aos seus colegas do Senado explicando o episódio da última quarta-feira (14) quando foi flagrado escondendo dinheiro na cueca durante...

Alemanha, Bélgica e Holanda querem sediar juntas Copa do Mundo Feminina de 2027

Alemanha, Bélgica e Holanda vão apresentar uma candidatura conjunta para a organização da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, anunciou nesta segunda-feira...