InícioÚltimas do Olhar do SulDia do Profissional da Contabilidade: saiba o que faz e a importância...

Dia do Profissional da Contabilidade: saiba o que faz e a importância da carreira no dia a dia das empresas

O curso de Ciências Contábeis é o 4º mais buscado e há mais de 500 mil profissionais de contabilidade no país.

São Paulo, 24 de abril de 2023 – No dia 25 de abril é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade, data que celebra a importância do profissional para a sociedade e a economia do país. Em 1926, nesta mesma data, o Senador João Lyra Tavares, patrono da contabilidade no Brasil, defendeu a regulamentação da profissão contábil no Congresso Nacional. Muito além de ajudar com a entrega do Imposto de Renda, que encerra dia 31 de maio, os trabalhadores deste setor têm muitas outras funções essenciais para o funcionamento das empresas e de apoio à população.

Atualmente, o curso de Ciências Contábeis é o 4º mais buscado no país, segundo dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ao todo, são cerca de 362 mil matriculados. Destes, 316.653 são alunos de instituições públicas e 45.329 particulares. São 244.840 alunos matriculados em cursos presenciais e 117.202 em cursos de Educação a Distância (EAD).

O Brasil conta hoje com 525 mil profissionais de contabilidade (375 mil contadores e 150 mil técnicos). Sendo que são 200 mil homens contra 174 mil mulheres graduadas em ciências contábeis. O número de técnicos em contabilidade também é maior do que de técnicas. São 96 mil homens contra 53 mil mulheres, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Entretanto, esta predominância está mudando e, em seis estados brasileiros, as mulheres são maioria na área. Há mais mulheres graduadas em contabilidade no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Roraima, Amazonas, Pará e Maranhão.

Muito além do Imposto de Renda

O trabalho de um profissional de contabilidade abrange diversos setores como, por exemplo, auditoria, contador público, contador de empresas do terceiro setor, de empresas prestadoras de serviço, além da possibilidade de carreiras por meio de concursos públicos.

É por meio da contabilidade que se apuram custos, despesas, receitas, ativo, passivo, PIB, arrecadação de tributos das empresas. É o profissional contábil quem revela para micro, pequenos, médios e grandes empresários se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo, e fornece subsídios para que as empresas prosperem com segurança. Quando há problemas, é a contabilidade que dá o primeiro alerta. E, sobretudo, é o profissional aliado para que todos estejam em dia com a Receita Federal.

A profissão contábil enfrenta inúmeros desafios, como a necessidade de adaptação às novas tecnologias e a crescente complexidade das leis e normas contábeis. Para se manter atualizado, o profissional deve buscar aperfeiçoamento constante em eventos promovidos pelo CFC e outras entidades de classe.

Para se ter uma ideia, foram editadas 6 milhões de normas desde 1988, quando a constituição federal foi criada em 1988. Em matéria de legislação tributária, foram editadas 466.561 normas, segundo estudo Quantidade de Normas Editadas no Brasil, publicado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), que revela números impressionantes do Direito brasileiro.

O presidente da IOB, Jorge Santos Carneiro, ressalta que o profissional de Contabilidade é o parceiro essencial das empresas. “O desafio do contador é grande, precisa estar atualizado sobre as mais de 220 mudanças de legislação que acontecem diariamente no Brasil. Então é preciso valorizar o profissional contábil que atua no bastidor e apoia o sucesso de milhões de empresas brasileiras e, consequentemente, impacta positivamente na economia do país”, afirma o executivo.

História da profissão

A contabilidade é uma das profissões mais antigas do mundo, surgindo de forma simples no cotidiano das pessoas que precisavam registar suas transações comerciais e seus patrimônios. Na Idade Média, há os primeiros registros contábeis em livros e, até mesmo na Bíblia, há relatos de práticas de contabilidade, para controle de propriedades. Ela surgiu antes mesmo da escrita. A contabilidade se consolidou como uma profissão cada vez mais necessária, com o surgimento de regulamentações e normas para o exercício da atividade.

No Brasil, a contabilidade teve início com a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, e a criação da Junta de Comércio, responsável por regular as atividades comerciais no país. Em 1946, foi criado o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que regulamenta a profissão no país e promove a formação e atualização dos profissionais. O primeiro curso especializado no ensino técnico da contabilidade foi a Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), criado em 1902. Já uma das primeiras instituições a oferecer o curso de graduação foi a Universidade Federal da Bahia, em 1946.

Oportunidades de mercado

A IOB, smart tech que entrega conteúdo de legislação e sistemas de gestão contábil e empresarial, tem sempre vagas abertas para atuar nesta profissão, de forma remota, de qualquer lugar do Brasil. Para se inscrever basta acessar a página da IOB: https://iob.pandape.infojobs.com.br/

IOB. Poder para transformar

A IOB é uma smart tech que reúne o melhor de dois mundos: conhecimento e tecnologia. Um universo de possibilidades construído por mais de 1 mil colaboradores, que potencializam o dia a dia de clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas de diversos setores econômicos e empresas de contabilidade. Referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela credibilidade e tradição aliadas a soluções tecnológicas, humanizadas e centradas individualmente em cada um de nossos clientes. A marca também é dona do IOB 360, que transforma o dia a dia dos contadores por meio de experiências completas.

Informações para a imprensa:

Focal3 Comunicação

Daniela Oliveira | +55 (11) 98971-3455 | daniela@focal3.com.br

Éder Rezende | +55 (71) 99317-1979 | eder@focal3.com.br