Dia da Mulher: amor próprio, determinação e resiliência

Determinação, equilíbrio emocional, foco nos estudos, resiliência e persistência. Esses são alguns fatores que tornam as mulheres cada dia mais fortes e inspiradoras. Para celebrar as conquistas e, principalmente, reforçar a luta incansável por respeito e igualdade, neste mês é comemorado o Dia Internacional da Mulher – 08 de março.

A data, em especial, é oportuna para avaliar o contraste entre os gêneros em todos os segmentos e incentivar mulheres a ocuparem esses espaços. Exemplos disso são os cargos de lideranças. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, no Brasil, 39,1% delas estão à frente de cargos gerenciais em empresas públicas e privadas. Para os homens, esse número é de 60,9%.

Suzana Gross (33 anos) é uma entre as mulheres que ocupa um cargo de liderança. Natural de Getúlio Vargas (RS), ela mudou-se para Chapecó (SC) em 2011. Suzana aprendeu a fazer escolhas e alcançar os objetivos desde criança.

“Meus irmãos e eu fomos criados pela nossa mãe. Sempre fui ensinada a estudar, a trabalhar e a ser independente. Todas as minhas conquistas foram com muito esforço. Conquistei várias bolsas de estudos, pois não tínhamos boas condições financeiras”, afirma Suzana.

Formada em Farmácia e em Engenharia Civil, Suzana optou em seguir sua trajetória na área da saúde. Atualmente, é gerente farmacêutica na Sempre Fort, no Fort Atacadista Chapecó. “Gosto da minha formação, mas não pretendo deixar de ser farmacêutica. Essa profissão evidenciou a minha aptidão e o meu talento natural para cuidar de pessoas”.

Ao assumir um cargo de liderança, Suzana relata que sofreu preconceito e avalia que todas as mulheres independentes, livres de padrões da sociedade, que buscam crescimento pessoal e profissional em algum período da vida tiveram essa infeliz experiência. A farmacêutica demonstra satisfação ao perceber o seu gênero conquistando diariamente mais espaço.

“Sinto orgulho por estar no grupo de gerentes mulheres. Nosso principal desafio é lidar com pessoas e manter a equipe unida para obter excelentes resultados. Harmonizar o ambiente de trabalho é essencial, melhora o humor de todos. Gosto de ter por perto pessoas felizes”, ressalta

Suzana almeja novas conquistas. Seu objetivo é crescer na empresa e, com tempo livre devido o distanciamento social, traçar novos projetos. “Temos a habilidade incrível de conseguirmos tudo que queremos. Represento mulheres como minha mãe, independentes, focadas e de sucesso, daquelas que sempre dão a volta por cima. Fui educada para seguir minha intuição e meus sonhos. Chegarei sempre onde eu quero. Ser mulher é ser forte. Nós somos!”, reitera.

Na vida pessoal, Suzana aguarda ansiosa o fim da pandemia para celebrar todas as conquistas. “Amo comemorar no meu lugar favorito: um bar de rock. É o meu momento de curtir com as pessoas que admiro e, um ato de amor próprio, renovar minhas energias. Claro, até superarmos a covid-19, o mais seguro é ficar em casa. Também uma prova de amor consigo e com nossa família e amigos”, alerta.

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

ÚLTIMAS NOTÍCIAS