InícioNotíciasDia Contra a Discriminação Racial: 5 livros para ensinar as crianças sobre...

Dia Contra a Discriminação Racial: 5 livros para ensinar as crianças sobre o tema

A leitura pode ser uma grande aliada à causa da inclusão racial. O Pró-Saber SP, responsável por biblioteca infanto-juvenil em Paraisópolis, seleciona 5 títulos

O dia 21 de março, ficou marcado como o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, criada pela Organização das Nações Unidas — ONU, que enfatiza a luta por direitos e vela todo e qualquer ato discriminatório contra à população negra mundial.

O Pró-Saber SP, organização social, sem fins lucrativos, disponibiliza uma biblioteca gratuita para crianças e moradores da região de Paraisópolis. E, no intuito de incentivar leituras antirracistas, listou 5 livros disponíveis em sua biblioteca, para quem busca mais informações sobre o tema.

“Precisamos contribuir, todos os dias, para que a Educação Antirracista chegue a todos. A leitura desempenha um papel importante no desenvolvimento de uma criança, e incentivar obras que tragam consigo representatividade, é um dever nosso.”, conta Maria Cecilia Lins, diretora-executiva e fundadora do Pró-Saber SP.

O espaço reúne mais de 19 mil livros direcionados a crianças e jovens, além de ser palco de programas educacionais de contraturno escolar focados na leitura e na brincadeira.

1- “O Caderno sem rimas de Maria”, de Lázaro Ramos.

Lázaro Ramos é um dos maiores e mais consagrados atores nacionais. Mas, nem todos conhecem seu lado literário. Com mais de 7 livros lançados, ‘O caderno sem rimas de Maria’, é um passeio entre o mundo subjetivo e dito por sua filha, fonte de inspiração da obra.

2-  “Amoras”, de Emicida.

Inspirado em sua própria música, Emicida cria uma história inspiradora, construindo uma ponte para as crianças tenham contato sobre ancestralidade, cultura negra e autoestima; que deve ser cultivada e acentuada. Um livro essencial.

3-  “A Mãe que Voava”, de Caroline Carvalho.

Mesmo as mães sendo vistas como ‘heroínas’, por fazer o impossível. Como é isso para uma criança? O livro de Caroline Carvalho aborda a visão de uma criança sentindo o afastamento de sua mãe por desempenhar suas várias tarefas diárias; desde os cuidados da casa, familiares e profissional.

4-  “Omo-Oba: Histórias de Princesas”, de Kiusam de Oliveira.

O livro reúne histórias de orixás femininas e suas trajetórias como princesas. De forma lúdica, nos convidam a conhecer esse universo de ancestralidade e das religiões de matrizes africanas. Kiusam é uma escritora mundialmente conhecida, principalmente, por suas histórias repletas de diversidade e questões étnico-raciais.

 

 

 

5-  “De passinho em passinho: Um livro para dançar e sonhar”, de Otávio Junior.

 

‘Passinho’ é o nome dado pela dança criada a partir do funk, da capoeira, do samba e do frevo. Criando textura e características próprias, o livro, escrito por Otávio Junior, simboliza a força desse movimento e a representatividade de quem participa.

Sobre o Pró-Saber SP

O Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Fundada em 2003, tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeira, transformando suas famílias e suas comunidades.

Inserido no leque educacional como um complemento da escola regular, conta com quatro programas para crianças e jovens de 4 a 19 anos, além de suas famílias e responsáveis. Desde 2019, estão de portas abertas com uma biblioteca infanto juvenil gratuita.

Em 19 anos de atuação, a organização impactou mais de 12.000 crianças e jovens diretamente e mais de 48.000 pessoas indiretamente, ao levarmos em consideração que os programas acabam invadindo as casas das crianças e jovens; e é detentora dos prêmios Melhores ONGs, Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Cidade de São Paulo, VOA Ambev, Selo DOAR e semifinalista Prêmio Itaú Unicef.

https://www.instagram.com/prosabersp/

Tide Social — Assessoria de Imprensa do Pró-Saber SP

Beatriz Mazzei | beatriz@tidesocial.com.br | 11 97616-0953

Mariana Franceschinelli |mariana@tidesocial.com.br | 11 99123-9401