Detentos do Presídio de Rio do Sul começam colheita de alimentos na horta da unidade

No Presídio de Rio do Sul, os internos estão fazendo a primeira colheita de hortifrúti da unidade. Até o momento, as culturas plantadas em setembro renderam 412 quilos de alimentos: 77 quilos de tomate, 82 quilos de batata doce, 23 quilos de repolho, 30 quilos de rúcula, 20 quilos de abóbora moranga, 167 quilos de melancia, 13 quilos de feijão vermelho e 400 espigas de milho. Toda a produção é utilizada na elaboração das refeições dos detentos.

A plantação começou em julho de 2019 com árvores frutíferas do tipo citrus, mas em setembro foi adaptada para receber milho, melancia, aipim, batata doce, feijão, abóbora e tomate. Na semana passada, 400 espigas milho verde foram colhidas pelos internos e nesta quinta-feira, 16, foi a vez das melancias, sendo que uma delas chegou a pesar 16 quilos.

“Essa ação está alinhada com a política prisional de ressocialização, visto que temos apenados trabalhando desde o início do projeto com a preparação do sol, plantio e agora o início da colheita”, observa o gestor da unidade, Eduardo Weber Xavier.

A nutricionista do presídio, Maíra Bolduan, reforça que consumir alimentos que vem da horta garante uma refeição ainda mais saudável para os internos. Além dos legumes e frutas, na horta também são plantados temperos, como salsinha, cebolinha, orégano e manjericão.

A Penitenciária da região de Curitibanos, de Chapecó, da Capital e o Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara, são algumas das unidades que também contam com horta em sua estrutura.

Plantio começou em 2019

O pomar

O plantio de alimentos na unidade começou a ser concretizado quando um dos internos, que é técnico agrícola, utilizou seus conhecimentos para desenvolver um pomar no Presídio de Rio do Sul. Na primeira etapa, iniciada em 2019, foram plantadas 164 mudas de laranja, limão e tangerina. As espécies foram selecionadas considerando as demandas da unidade e período de frutificação, a fim de garantir frutas o ano inteiro.

Jacqueline Iensen – Assessoria de Imprensa  – Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativo (SAP)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil prende suspeito de feminicídio e de homicídio de recém-nascido e localiza corpos das vítimas

Na terça-feira (22), a Polícia Civil, por intermédio do Setor de Investigações Criminais de Itapema, cumpriu um mandado de prisão temporária contra um investigado...

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 09 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de...

Indenização para idosa que perdeu visão após porta de ônibus fechar sobre seu rosto

Uma idosa do Vale do Itajaí, que perdeu a visão depois que a porta de ônibus do transporte coletivo fechou sobre o seu rosto...

Operação desmantela associação criminosa interestadual especializada em roubo de cargas

Policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville desencadearam na terça-feira (22) uma operação com o objetivo de cumprir mandados de prisões...