InícioNotíciasDestaques Tubaronenses: equipe de robótica do Colégio Coração Feliz se destaca em...

Destaques Tubaronenses: equipe de robótica do Colégio Coração Feliz se destaca em competição nacional

Durante a última semana foi realizado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Festival Sesi de Robótica 2023, que reuniu 100 equipes de todo o país para a disputa de diversas competições do cenário tecnológico entre jovens de 9 a 16 anos.

A equipe AnonymousRob, composta pelos alunos Isadora, Beatriz, Davi, Vinícius, Gabriel e Lucas, do Colégio Coração Feliz, estiveram em Brasília (DF), acompanhados do professor Joelson Fernandes, para disputa do First Lego League (FLL), uma das categorias de competição do festival.

Em janeiro deste ano, a equipe havia comparecido na Sala de Atos da Prefeitura de Tubarão para apresentar o projeto que já aparentava ser revolucionário. Durante o torneio, os tubaronenses conquistaram o 3º lugar na competição, que tinha como objetivo explorar a energia e como ela é distribuída, usando a criatividade para pensar um futuro energético inovador.

Os alunos desenvolveram um robô, programado e construído com peças de lego e que deveria fazer o maior número de missões em um tabuleiro. Junto ao robô, a equipe também conta com o Sistema Autônomo de Fornecimento de Energia (SAFEI). O aparelho conta com uma função semelhante a uma bateria, que permite o funcionamento de um equipamento doméstico durante uma queda de energia por até seis horas. Esse sistema pode ser utilizado em uma luminária, por exemplo e em caso de falta de energia, o SAFEI manda a energia da bateria para a lâmpada.

O projeto dos alunos ainda apresenta uma saída de emergência de 220 volts, em que as pessoas podem ligar um roteador ou dar uma pequena carga no celular para pedir ajuda, entre outras melhorias que estão em desenvolvimento. Ambos os projetos estiveram inscritos no Torneio do Sesi de robótica, disputado em fevereiro na cidade de Itajaí. Na ocasião, a Anonymousrob foi a melhor classificada entre as participantes de Santa Catarina, o que garantiu a classificação para o torneio da última semana em Brasília.

O projeto dos tubaronenses já conquistou inclusive o olhar dos empreendedores da região. A empresa Metal S Iluminação Decorativa, pretende fazer uma luminária já com o protótipo incluso. A comercialização com o sistema embutido deve iniciar em breve. O professor de robótica Joelson, ainda explica sobre o sistema que será utilizado no produto: “Para a competição nacional, conseguimos adaptar e colocar células de lítio, que são reaproveitáveis e duram mais tempo, deixando o produto menor e mais leve”, destaca Joelson Fernandes, que também trabalha na gestão escolar do colégio. Este sistema será o mesmo que integra as luminárias que serão comercializadas, ainda sem uma data definida.

Prefeitura de Tubarão