Se em todo o mundo é raro conhecer irmãos gêmeos, em Cândido Godói, no Rio Grande do Sul, isso é mais do que comum. Na cidade, apelidada de “Terra dos Gêmeos”, o índice de gestação gemelar é até 1000% superior ao do restante do país.
Segundo lenda difundida pelos moradores e até mesmo por livros, a causa estaria relacionada com experimentos que o ex-médico nazista Joseph Mengele teria feito na região. Após a queda do III Reich, Mengele, responsável pela morte de mais de 400 mil judeus em Auschwitz, fugiu para o Brasil e a cidade de Cândido Godói era visitada com frequência. No império de Hitler, o médico realizava experimentos genéticos a fim de dar prosseguimento à raça ariana e a tentativa de fazer nascer gêmeos fazia parte do plano.
Embora Mengele realmente tenha passado pela região na década de 1960, o alto índice de gêmeos se dá por outro motivo, de acordo com geneticistas. Como um pequeno grupo de alemães povoou a cidade, era comum o casamento e as relações sexuais entre familiares. Dessa forma, um gene que traz a predisposição à gestação gemelar se tornou comum na população, elevando as chances de se ter filhos gêmeos. Curioso, nãoOs gêmeos de Cândido Godói foram registrados pelo fotógrafo italiano Gabriele Galimberti – do qual já falamos aqui -, na série “The blond twins of Mengele” (“Os gêmeos loiros de Mengele”, em português).
Redação Hypeness
Todas as fotos © Gabriele Galimberti