Defesa Civil alerta para chuvas fortes e persistentes e possibilidade de alagamentos e deslizamentos partir da madrugada desta quarta-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta de chuvas mais densas e persistentes para todo o Estado a partir da madrugada desta quarta-feira (10), com possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra. O aviso se estende das 3h da manhã até o mesmo horário de quinta-feira (11).

Na quarta-feira, as chuvas devem ser mais fortes e persistentes principalmente nas regiões Litoral Sul, Grande Florianópolis, Meio-Oeste, Planalto Sul e parte do Vale do Itajaí.

Conforme a Defesa Civil, o quadro meteorológico é motivado pela atuação de uma área de baixa pressão combinada com a alta umidade na atmosfera.

Cuidados para alagamentos e deslizamentos de terra

Em caso de inundações, a orientação é evitar o contato com as águas, não dirigir em lugares com muita água acumulada e evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Também é importante reforçar o cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Já no caso de deslizamento, observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável sair de casa e acionar a Defesa Civil Municipal, pelo 199, ou o Corpo de Bombeiros Militar, pelo 193.

A Hora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS