Um ciclone extratropical deve atuar com força na região costeira do estado a partir deste domingo (5) e o fenômeno climático já é monitorado pela Defesa Civil. Segundo o órgão, o sistema de baixa pressão intensifica a circulação marítima, deixando o dia nublado e com chuva a qualquer hora.
Chuvas persistentes e volumosas devem atingir o Litoral Sul, Serra e a Grande Florianópolis a partir do final da manhã do domingo e permanecer ao longo da segunda-feira(6).
Nessas regiões há riscos associados a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais. Já no Grande Oeste, planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de temporais com descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e chuva intensa, também com risco de alagamentos.
A partir de terça-feira (7) a chuva começa parar e há previsão para o tempo estabilizar e apresentar melhoras em todo o estado.
A Defesa Civil de Santa Catarina reforça a importância da população acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo. Além disso, evitar transitar em áreas de risco e adotar medidas de prevenção para segurança pessoal e também de seus familiares.
Fonte: A Hora