Décima Rosa de Anita é plantada em solo brasileiro

á são dez Rosas de Anita plantadas em solo brasileiro para comemorar o bicentenário de nascimento da heroína Anita Garibaldi. A mais recente foi colocada em uma praça no coração da cidade catarinense de Anitápolis, neste sábado, 10. Só em Santa Catarina, são nove exemplares do híbrido floral que simboliza as comemorações internacionais que unem quatro países ao redor da figura da lagunense.

Anitápolis fica na Grande Florianópolis e começou a participar do projeto mundial do bicentenário em abril deste ano. “Não podemos deixar de enaltecer o zelo e a beleza da estrutura montada no local onde a rosa foi plantada, o que, juntando com a demonstração de interesse do público e o carinho das autoridades, fará com que a memoria de Anita viva eternamente na cidade que a homenageia como sendo sua”, frisa o diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Adílcio Cadorin.

Como contrapartida à adesão da cidade à iniciativa de comemorar a heroína, Anitápolis recebeu 40 cópias do livro Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita, obra coletiva que compila artigos sobre a guerreira lagunense. “Procuramos o CulturAnita quando soubemos das comemorações que iriam ser organizadas, pois entendemos que a cidade dedicou seu nome à heroína e não poderíamos deixar de realizar eventos comemorativos ao seu bicentenário”, revela a prefeita Solange Back.

O projeto do bicentenário une quatro países para comemorar e homenagear a memória e os feitos da catarinense Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi). Nascida em agosto de 1821, ela foi uma jovem à frente de seu tempo que bravamente lutou pelos ideais republicanos ao lado de seu marido, Giuseppe Garibaldi, destacando sua coragem nas diversas batalhas em que participou em defesa dos ideais republicanos, no Brasil, Uruguai e Itália. Esses feitos a tornaram a heroína dos dois mundos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS