Dataprev e Ministério da Cidadania criam portal para acompanhamento da situação do auxílio emergencial

O Ministério da Cidadania e a Dataprev criaram um portal para que os beneficiários possam consultar a situação dos requerimentos do auxílio emergencial. Os cidadãos podem acessar às informações pelos sites cidadania.gov.br/consultaauxilio e consultaauxilio.dataprev.gov.br. As pesquisas podem ser feitas com a informação do CPF do requerente.

O objetivo da nova ferramenta, segundo o governo federal, é tornar o processo de análise dos cadastros transparente. Dessa forma, as pessoas terão facilidade de acesso a todo o processo de homologação até o pagamento do benefício.

Pelo portal, os beneficiários podem acompanhar os resultados e verificar as datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev, por exemplo. O cidadão fica sabendo ainda por qual motivo teve o benefício negado. A análise da segunda solicitação também poderá ser acompanhada.

De acordo com a Dataprev, mais de 45 servidores virtuais e físicos deverão garantir a estabilidade da plataforma de consulta. A empresa informa ainda que a avaliação do portal para acompanhar o crescimento de demanda dos acessos será diária.

Ainda segundo a Dataprev, mais de um milhão de solicitações ainda estão em processamento adicional, devido à complexidade de cenários e cruzamentos. Técnicos dos dois órgãos devem concluir a análise das informações ainda nesta semana.

Levantamento divulgado pelo governo aponta que em menos de um mês, 97,7 milhões de cadastros passaram pelos sistemas de conferência da Dataprev e foram homologados pelo Ministério da Cidadania.

Com informações da Agencia do Rádio Mais – Reportagem Marquezan Araújo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Réplica da primeira igreja matriz de Orleans, um local que ainda recebe visitantes

A primeira capela da cidade foi construída em 1886 pelo  comendador francês Joaquim Caetano Pinto Júnior. As telhas vieram da França, e possuía 4 janelas...

Polícia Civil prende suspeito de feminicídio e de homicídio de recém-nascido e localiza corpos das vítimas

Na terça-feira (22), a Polícia Civil, por intermédio do Setor de Investigações Criminais de Itapema, cumpriu um mandado de prisão temporária contra um investigado...

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 09 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de...

Indenização para idosa que perdeu visão após porta de ônibus fechar sobre seu rosto

Uma idosa do Vale do Itajaí, que perdeu a visão depois que a porta de ônibus do transporte coletivo fechou sobre o seu rosto...