Cuba anuncia vacinação de turistas contra a covid-19

Se você já ouviu um clássico ‘vai pra Cuba’ durante uma discussão sobre política,  sua hora chegou. Vicente Vérez, diretor do Instituto Finlay de Vacinas, anunciou que o país vai vacinar turistas estrangeiros contra a covid-19.  O anúncio foi transmitido em entrevista divulgada pela TelesurTV, canal com sede na Venezuela.“Os turistas terão a opção, se quiserem, de vacinar-se em Cuba também”, deu o recado.

Sediado em Havana, o Instituto Finlay de Vacinas trabalha com quatro imunizantes produzidos na ilha contra o novo coronavírus já em fase avançada de pesquisa. Destaque para a Soberana 2, que possui autorização para uso emergencial prevista para março.

Cuba pretende vacinar, ainda este ano, toda a população do país (11,3 milhões de pessoas) e ainda exportar o imunizante. Para isso, aposta na produção de  100 milhões de doses da vacina. Vietnã, Irã, Venezuela e Índia, já estão em negociações.

Segundo monitoramento da Universidade de Johns Hopkins, Cuba registrou 29.529 casos de Covid-19 e 220 mortes pela doença até quarta-feira (3). Por enquanto, a recomendação para turistas que visitarem a ilha continua sendo  quarentena por vários dias até que tenham diagnóstico negativo para o Sars-CoV-2.

Redação Hypeness

Foto: Getty Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS