Cristo Redentor ameaçado pela construção do Cristo Protetor no Rio Grande do Sul? Entenda

A cidade gaúcha de Encantado está construindo uma estátua similar ao Cristo Redentor carioca: também em homenagem a Jesus, que igualmente foi esculpido com os braços abertos, e até o nome é parecido. Uma diferença primordial, no entanto, está tornando o tema material de uma bem-humorada polêmica: intitulada “Cristo Protetor”, a estátua gaúcha será cinco metros mais alta que o cartão-postal do Rio de Janeiro.

A construção da estátua e a “rivalidade” com o Cristo Redentor tornou a pacata cidade a 144 km de Porto Alegre em assunto internacional – especialmente pela comparação com o emblemático ponto turístico do Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura da cidade, o Cristo Protetor de Encantado tem 43 metros de altura como um edifício de 14 andares, e utilizará ao fim 1600 toneladas de blocos de concreto em sua feitura.

Cristo Protetor de Encantado

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, diante da estátua © divulgação

A construção custou R$ 2 milhões, mas sem afetar em nada o orçamento público: metade do custo já teria sido doado pela comunidade, enquanto outra metade ainda está sendo arrecadada, a fim de pagar um empréstimo feito por moradores para concluir a estátua. Outro diferencial importante com relação ao Redentor carioca será um elevador, que irá subir por dentro do Cristo até um mirante, que ficará localizado à altura do coração. A estimativa é que o Cristo de Encantado fique pronto até o fim do ano, mas as condições climática na região podem interferir no prazo.

Cristo Redentor

A vista aérea do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro © Getty Images

Na realidade, existem mais de 200 estátuas de Cristo espalhadas pelas cidades brasileiras, e o Cristo Redentor do Rio já não é a maior estátua de Jesus no Brasil: uma estátua similar na cidade de Elói Mendes, em Minas Gerais, tem 39 metros de altura, um a mais que a icônica estátua carioca. Ainda que a vista do Cristo gaúcho seja para o Vale do Taquari, um aspecto quase imbatível do Cristo carioca, que esse ano completa 90 anos como um dos pontos mais visitados do mundo, é justamente a paisagem: posicionado no topo do Morro do Corcovado, mais do que a estátua em si, o que faz o cartão-postal é a incrível visão da cidade do Rio de Janeiro do alto.

Cristo Protetor de Encantado

A estimativa é que o Cristo de Encantado fique pronto ainda esse ano © divulgação

Vitor Paiva 

© fotos: créditos

Foto Capa © Agência Konce/divulgação

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS