Criciúma : Movimento Salve o Morro do Céu promove ação na Praça Nereu Ramos

Sensibilizar a população criciumense sobre a importância da preservação do Morro do Céu e sua reabilitação como parque e unidade de conservação. Com este objetivo, integrantes do Movimento Salve o Morro do Céu realizam, neste sábado (12/6), uma ação de mobilização social no calçadão da Praça Nereu Ramos, em Criciúma, das 9 às 12h30. Instalados numa tenda, realizarão a distribuição de adesivos e panfletos sobre a causa ao público, doando também mudas de plantas nativas.

O movimento busca reverter o atual quadro de extinção do parque, com a recente revogação da lei que o criou – n.º 5.207/de 2008. Um dos poucos fragmentos de mata preservados no município, o Morro do céu realiza múltiplos serviços ecossistêmicos, contribuindo com a qualidade ambiental da cidade. Entre esses, ajuda a conter cheias e reduz os impactos que o cimento e asfalto provocam na cidade pela absorção de calor. Nele há várias nascentes, uma delas a do rio Linha Anta, afluente do rio Urussanga, e outras contribuintes à formação do rio Criciúma, além de animais silvestres de diversas espécies e uma rica flora.

Mais informações: Jurandir Bitencourt (99161-9611), Renato Marcelino (99900-3235) e Marcelo Zapelini da Rosa (99925-5285)

José Carlos Virtuoso: Doutor em Ciências Ambientais (PPGCA/UNESC)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS