InícioÚltimas do Olhar do SulCrianças de Curitiba fazem mutirão de limpeza em praia do Paraná

Crianças de Curitiba fazem mutirão de limpeza em praia do Paraná

Somente entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, cerca de 10 mil toneladas de lixo foram retiradas do litoral paranaense. Os dados são do Instituto Água e Terra (IAT). Alarmados com essa situação, estudantes de Curitiba decidiram contribuir e realizar um mutirão de limpeza no sábado, 17 de setembro.

A turma do 1° ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria se reuniu em Guaratuba na manhã de sábado, em conjunto com o Projeto Meros do Brasil. De acordo com a professora da turma, Grazielle Triaquim, a motivação veio dos próprios alunos, que assistiram a uma reportagem sobre o assunto e se sensibilizaram. “Ao longo do ano as crianças refletiram sobre os impactos do resíduos que produzimos na cidade e a sua destinação incorreta com relação a poluição dos oceanos”, explica. “Com isso, resolvemos que era preciso colocar a mão na massa também”, revela a professora.

O assunto virou tema do Projeto de Investigação Social (PIS), metodologia interdisciplinar realizada ao longo do ano em todas as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais do colégio. O objetivo é que os estudantes encontrem algo que desperte sua curiosidade e que isso conduza as pesquisas e os projetos realizados ao longo do ano. “É uma forma ativa de aprendizado que estimula o protagonismo e a vontade de aprender cada vez mais”, explica Grazielle.

Sobre os Colégios Maristas:

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Com informações: Luiza Lafuente Woellner dos Santos/luiza@pg1com.com