Cresce a procura de empresas por jovens aprendizes

“Programa de capacitação profissional da Extensão Satc está com inscrições abertas ”.

A procura de empresas por alunos do programa “Jovem Aprendiz” cresceu nos últimos anos. Com o aumento das oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, o programa de capacitação da Extensão Satc abriu as inscrições para novas turmas. Jovens, com idades entre 14 e 24 anos, podem se matricular nos cursos de Alimentador de Linha de Produção e Assistente Administrativo.

O programa de Jovem Aprendiz tem o intuito de capacitar os alunos que buscam por oportunidades de iniciar uma carreira. Por outro lado, conforme o coordenador do setor de Extensão Satc, Roberto Bortolotto, as empresas têm observado que ofertar vagas em cursos de aprendizagem facilita o recrutamento de colaboradores qualificados para desenvolvimento das atividades laborais.

“O programa Jovem Aprendiz desenvolve nos alunos as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades profissionais. Assim, proporciona oportunidade de ingresso no mercado de trabalho e quebra a barreira da falta de experiência para o primeiro emprego”, ressalta.

Ao ingressarem no programa, os jovens em pouco tempo já têm o contato com as empresas parceiras da Satc. Segundo o colaborador responsável por fazer essa aproximação, Mateus Fernandes, é uma oportunidade para que os empresários contribuam na formação dos futuros profissionais, difundindo os valores e cultura que pregam as empresas.

 

“O jovem terá praticamente todos os direitos de um colaborador CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), salário proporcional a sua jornada de trabalho e compatível com o piso da categoria, vale transporte, vale refeição, insalubridade (para maiores de 18 anos) e férias”, pontua Fernandes. Conforme ele, ainda existe a possibilidade de, ao fim do contrato, o jovem ser efetivado nesta empresa e assim se tornar um colaborador CLT.

Os cursos têm a duração de 16 meses. As aulas são programadas a fim de preparar os alunos para enfrentar um mercado que está cada vez mais exigente com relação aos conhecimentos técnicos e comportamentais.

O programa 

O Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal em parceria com empresas que desenvolvam programas de aprendizagem visando a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país. Segundo a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097 de 2000), empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idades entre 14 e 24 anos. A porcentagem de aprendizes por empresa varia de 5% a 15% dos funcionários.

O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na Satc e na empresa, combinando formação teórica e prática. Os interessados podem realizar um cadastro no site aprendiz.satc.edu.br

Assessoria de Imprensa da Satc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS