Covid: Fiocruz anuncia 100 milhões de doses de vacina até o meio do ano

A Fundação Oswaldo Cruz confirmou o início da produção em larga escala da vacina de Oxford/AstraZeneca, que passou nos testes de estabilidade e consistências. Com isso, a Fiocruz se comprometeu com a entrega ao Ministério da Saúde de 3,8 milhões de doses até o final do março e outras 100 milhões de doses até o meio do ano.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, a expectativa era de 15 milhões de vacinas prontas até o final de março, mas um problema no equipamento usado para lacrar os frascos atrasou o cronograma. A boa notícia é que tudo já foi solucionado.

Vacina em larga escala 

O momento crítico atravessado pelo Brasil, que se aproxima dos 300 mil mortos, aumentou a expectativa pelo início da produção de vacinas em larga escala. Os testes de consistências analisaram se nenhum dos frascos sai da máquina com algum tipo de contaminação, se o equipamento coloca em cada um deles o volume correto do imunizante e se o ambiente em que são fabricados está na temperatura, umidade e até pressão adequadas. Para isso, três produções seguidas, e independentes, têm que ser finalizadas. Se algo dá errado em uma delas, tudo precisa que recomeçar do zero.

Marco Krieger, vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz, explica à Folha que vários parâmetros têm que ser minuciosamente observados. “Normalmente é necessário perder mesmo muito tempo com tudo isso. É uma guerra. Mas que foi finalizada”.

Krieger dá conta de que já está finalizando um teste de estufa, que vai colher uma amostra das vacinas para saber se são estéreis, ou seja, se não crescem nelas microorganismos que possa gerar contaminação.

De acordo com as informações, o primeiro lote de um milhão, justamente o que passou nos testes principais, já pode ser comercializado. E a Fiocruz deve entregar no total os 3,8 milhões de doses até o fim de março. A produção está prevista para começar com volume de 600 mil a 700 mil doses diárias, sendo acelerada gradativamente até atingir a capacidade de 1,2 milhão de doses.

Redação Hypeness

Foto: Getty Images

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS