Covid-19: mesmo liberadas, igrejas católicas da Diocese de Tubarão, como as de Imbituba, Imaruí e Laguna continuam com missas sem fiéis

O bispo diocesano de Tubarão, Dom João Francisco, antecipou, nesta quarta-feira (22), que, mesmo após a portaria publicada pelo governo de SC no último dia 20 que permite a entrada de pessoas na igrejas, as missas continuam a ser realizadas sem a participação presencial dos fiéis.

Com isso, as missas nas paróquias de Tubarão, Laguna, Imbituba, Imaruí, Capivari de Baixo, Pescaria Brava, Jaguaruna, Morro Grande, Armazém, Treze de Maio, Braço do Norte, Pedras Grandes, Sangão, São Ludgero, São Martinho, Rio Fortuna, Orleans, Grão Pará e Vargem do Cedro continuam a ser realizadas sem público, apenas com transmissão por internet e rádio.

Para as paróquias de Garopaba e Paulo Lopes, que pertencem a Diocese de Florianópolis, até a tarde desta quarta-feira, a Arquidiocese de Florianópolis, a título de experiência, nas paróquias onde for possível, fará celebrações com a possibilidade de os fiéis participarem, respeitando as normas previstas.

Já as demais Dioceses: Joinville, Lages, Tubarão, Rio do Sul, Joaçaba, Chapecó, Caçador, Blumenau e Criciúma, continuarão com o modo de proceder atual, sem presença do público nas igrejas, até o dia 03 de maio de 2020.

Uma nota oficial do estado (bispos do regional) foi emitida nesta quarta-feira. “Algumas coisas do decreto ou da portaria não estavam muito claras, algumas impraticáveis. Fizemos várias reuniões ontem para discutir o assunto, e hoje ainda deve sair uma carta em nome dos bispos de Santa Catarina. Há dificuldades para o cumprimento das exigências dessa portaria, que exige muitas coisas”, afirmou o bispo.

A portaria define regras, que incluem distância de 1,5 metro entre os fiéis, ocupação limitada a 30% da capacidade, disponibilização de álcool em gel ou similares, entre outras exigências. Os frequentadores também terão que usar máscaras. E pessoas do grupo de risco, como idosos, não poderão frequentar esses espaços.

COMUNICADO DA DIOCESE DE TUBARÃO

“Após a portaria publicada pelo governo estadual no último dia 20 permitindo a reabertura das igrejas, foram muitos os questionamentos feitos. Diante da inviabilidade em atender alguns itens da portaria, o bispo diocesano, Dom João Francisco, informa que as igrejas na Diocese de Tubarão permanecem com as missas sem a participação de fiéis.”

Confira a Nota oficial dos Bispos do Regional Sul da CNBB

Os bispos do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiram uma nota na tarde desta quarta-feira, 22 de abril, sobre a Portaria 254 do governo de Santa Catarina, com normas para o funcionamento de igrejas, templos e afins. Na nota, os bispos reafirmam o compromisso de promoção do bem comum e de proteção da vida, e que entendem a preocupação que levou às restrições contidas na Portaria. Ao mesmo tempo, tendo em vista as diferentes realidades presentes em no estado de Santa Catarina, precisam de tempo para adaptação a algumas regras que protegem a vida, dom de Deus.

Leia a nota na íntegra:

Deus nunca nos abandona

“Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10).

“Fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furiosa. Damo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos necessitados de mútuo encorajamento” (Papa Francisco). A coragem e o conforto nos vêm da certeza dada pelo Senhor: “Eis que estou convosco todos os dias” (Mt 28,20).

Estamos todos com saudades uns dos outros, desejosos de nos reencontrar: sentimos falta das Celebrações Eucarísticas, dos Sacramentos e do envolvimento direto nas Pastorais, Associações, Organismos e Movimentos. Porém, a consciência da gravidade da situação pela qual passamos, que destrói nossas economias e, sobretudo, ameaça seriamente nossa vida, o tesouro imenso que nos foi dado pelo Criador e do qual devemos cuidar, obriga-nos a dar atenção e a considerar, de forma irrestrita, as orientações dos especialistas de saúde e autoridades competentes.

Com zelo pastoral, reafirmamos o compromisso de promoção do bem comum e de proteção da vida. Entendemos a preocupação que levou às restrições contidas na Portaria 254. Entretanto, tendo em vista as diferentes realidades presentes em nosso estado, precisamos de tempo para nos adaptar a algumas regras que protegem a vida, dom de Deus. Por exemplo, a norma de não participar das celebrações pessoas pertencentes ao grupo de risco, inclui muitos padres, impossibilitando-os a presidir as celebrações (Art. 5º, item I). Outras regras interferem na liturgia e, até o momento, soluções não foram encontradas. Como o item IV do Artigo. 4º que determina para a comunhão eucarística, que as hóstias somente poderão ser distribuídas se estiverem pré-embaladas para uso pessoal.

É consenso entre os (Arce) Bispos que a Arquidiocese de Florianópolis, a título de experiência, nas paróquias onde for possível, fará celebrações com a possibilidade de os fiéis participarem, respeitando as normas previstas. As demais Dioceses: Joinville, Lages, Tubarão, Rio do Sul, Joaçaba, Chapecó, Caçador, Blumenau e Criciúma, continuarão com o modo de proceder atual até o dia 03 de maio de 2020.

Concluindo, exortamos a todos para que aproveitem a oportunidade do Tempo Pascal, e façam em família, a experiência do encontro com Jesus Ressuscitado, vivendo em pequena medida, o mistério da Igreja, comunidade de fé e testemunho. Multipliquem-se os gestos solidários entre pessoas, comunidades e sociedade: “é tempo de cuidar”. “Não pensemos só nos nossos interesses, nos interesses parciais. Aproveitemos esta prova como uma oportunidade para preparar o amanhã de todos, sem descartar ninguém. De todos. Porque, sem uma visão de conjunto, não haverá futuro para ninguém” (Papa Francisco).

Com informações do Portal A Hora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O seu horóscopo exclusivo com o Astrólogo Luiz Henrique

O CAMINHO DOS ASTROS 51 A vida é um coletivo Urano teve vários filhos, como detestava a todos, mantinha-os presos no interior de Gaia, a Terra....

Dica de saúde: previna a aterosclerose com exercício físico

A aterosclerose consiste no desenvolvimento de placas nas paredes dos vasos sanguíneos. Essas formações chamadas ateromas ocorrem a partir da oxidação do LDL (popularmente...

Funerária Zapelini informa o falecimento da Sra. Tereza Mattei de Lourenço

Faleceu hoje dia (23) a 1h45 da madrugada no hospital Santa Otília aos 77 anos a senhora Tereza Mattei Lourenço, deixa 3 irmãos e...

Lauro Müller | Secretaria da Educação inicia ações para o possível retorno das aulas presenciais

A Secretaria da Educação de Lauro Müller apresentou aos gestores escolares municipais a formação do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19 e...