Covid-19: Braço do Norte tem o maior número de recuperados de Santa Catarina

Braço do Norte é o Município de Santa Catarina com o maior número de recuperados de Covid-19. O levantamento foi realizado por jornalistas do G1 SC e NSC e apresentados em matéria veiculada neste sábado, 25, em todo o Estado. O segundo é Blumenau, com 60, o terceiro é Tubarão, com 47, o quarto é Balneário Camboriú, com 39 e o quinto é Itajaí, também com 39 pacientes recuperados.

Conforme a publicação, Braço do Norte lidera a lista de recuperados com 89 pacientes. No boletim, divulgado diariamente às 16 horas em conjunto pela Prefeitura Municipal e Hospital Santa Teresinha (HST), também constam 113 confirmados, 360 descartados e dois óbitos. Apenas 22 pacientes estão ativos. Nenhum deles está internado, conforme informações da Vigilância Epidemiológica Municipal. Ainda 08 suspeitos aguardam a realização ou resultados dos exames e 49 estão em monitoramento.

O prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, avaliou os resultados. “Lamentamos muito que tenhamos perdido duas vidas. Duas pessoas muito queridas que deixaram suas famílias e amigos. Ao mesmo tempo, sentimos que estamos no caminho certo nas tomadas de decisões e a nossa população vem se conscientizando e colaborando dia a dia”, comentou.

O primeiro caso de Covid-19 foi detectado em Braço do Norte no dia 15 de março. 41 dias após o primeiro registro, 113 pessoas confirmaram a doença. “Acreditamos que esse números relativamente baixos, considerando o grande potencial da doença de se espalhar, foram alcançados por causa das ações rápidas do Município em conjunto com as entidades que fazem parte do Comitê de Gerenciamento, chamando a nossa população para as restrições e isolamento social, o uso de máscaras, procedimentos de higiene e distanciamento, também as desinfecções realizadas em locais públicos e de grande circulação. Além, é claro, de um detalhe fundamental: toda a dedicação dos profissionais da Secretaria de Saúde e Hospital Santa Teresinha, que ainda estão na linha de frente e trabalham para o combate ao vírus diariamente”, lembrou o prefeito.

Para Beto, a luta contra o Covid-19 ainda não chegou ao fim, e o importante é que, mesmo com um bom número de recuperados, as pessoas não abram mão da prevenção. “Os resultados são animadores, mas não podemos relaxar, pois corremos o risco de ver todo o sacrifício feito pela população até agora ir embora. Portanto, continuem usando máscaras, lavando as mãos com água e sabonete ou sabão, ou ainda higienizando com álcool em gel e mantenham o distanciamento de 1,5 metros. Não se descuidem, protejam-se, protejam as suas famílias e amigos e, também, as outras pessoas”, encerrou.

Município relata casos do Lacen e de laboratórios particulares

Desde o Domingo de Páscoa, 12 de abril, o Município tem um decreto (026/2020) que estabelece as regras para a divulgação dos exames realizados nos laboratórios e clínicas particulares de Braço do Norte. Os números começaram a constar nos boletins diários da Prefeitura Municipal em parceria com o Hospital Santa Teresinha (HST) a partir do dia 14 de abril, terça-feira. Uma reunião com os laboratórios foi realizada no dia 13 de abril, segunda-feira, para ajustar qual a melhor forma de divulgação dos relatórios.

Porém, para a Secretaria de Estado da Saúde, apenas são válidos os exames que constam no Laboratório Central (Lacen), não contando, por tanto, os exames realizados na rede privada.

Comunicação: Suham Dellatore

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ORLEANS | Júri popular condena homem por tentativa de homicídio qualificado

Sessão do Júri promovida pela comarca de Orleans na última quarta-feira (25/11)  condenou um homem por tentativa de homicídio qualificado e dano qualificado. Presidida...

Confira o que Astros tem a lhe dizer

LUIZ HENRIQUE (48) 99623-6232 (Whats) Presencial/Online Desenvolvimento e estudo na Arte Oracular: Tarô; Astrologia; Constelação Arquetípica; Numerologia; boaastrologia@gmail.com O caminho dos astros 60 As Novas Regras do Bem viver 2021 “O...

Jurerê Internacional adere ao projeto Orgânico Solidário, que leva alimentação saudável para famílias

Jurerê Internacional acaba de aderir à campanha Orgânico Solidário, uma importante ação de abrangência nacional que está levando alimentos frescos e saudáveis (verduras, frutas...

ITAJAÍ | Produtores terão 23 cursos gratuitos do Senar/SC em dezembro

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado...