Coronavírus não muda realidade da Amazônia e desmatamento sobe mais de 200%

Enquanto ao redor de todo o mundo os níveis de poluição caem devido ao isolamento social e a redução da atividade econômica causada pelo coronavírus, um índice importante para a conservação do planeta – o desmatamento da Amazônia – não está apresentando resultados positivos. Segundo o Instituto Imazon, responsável por um monitoramento da desflorestação de um dos mais importantes biomas do planeta, a área desmatada em março na Amazônia aumentou em comparação ao ano passado.

De acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento do Instituto, que mapeia o desmatamento através de diversos satélites, o desmatamento na Amazônia cresceu 279% em março de 2020 se comparado com março de 2019. O índice é o mais alto desde 2018. Aparentemente, a pandemia não impediu os grileiros e madeireiros de expandir o processo de destruição do Planeta.

No período entre agosto de 2019 e março deste ano, os índices de devastação da floresta cresceram 72% em comparação com o período anterior. Os Estados que mais desmatam são, em ordem, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Roraima e Acre.

Relatório do SAD mapeia a intensidade do desmatamento na região amazônica

Em nota oficial,  o Imazon diz que “uma parcela desse aumento pode estar ligado ao avanço de áreas ilegais de garimpo e ainda à intensa atuação de grileiros.”

Outra importante informação trazida pelo Instituto é o índice de desmatamento em Terras Indígenas. As reservas que mais foram desmatadas foram a TI Yanomami (AM/RR), Alto Rio Negro (AM) e Évare I (AM).

Além da questão acerca da devastação da floresta nessas áreas, existe um grande risco de saúde às populações nativas, que tem maior vulnerabilidade à contaminação pelo novo coronavírus (além de acesso a leitos hospitalares muito mais difíceis) quando entram em contato com grileiros e garimpeiros, que são, em muitos casos, responsáveis pelo desmatamento. Nos últimos dois dias, o número de indígenas infectados pela covid-19 cresceu 154%.

Yuri Ferreira: Redação Hypeness

Fotos: © Getty Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TST aprova reajuste e determina o fim da greve dos Correios

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda-feira, 21, que os funcionários dos Correios devem receber um reajuste de 2,6% e retomar as atividades a partir desta...

Crianças recebem computador por empréstimo para assistir aulas on-line

O Colégio SESC está promovendo uma ação cidadã para possibilitar que seus alunos que não possuem computador em casa assistam às aulas on-line e participem dos encontros realizados...

Laguna | Tem diminuição no número de pacientes ativos em tratamento de Covid

Em uma semana, Laguna teve uma diminuição considerável no número de pacientes ativos, que estão em tratamento de coronavírus no município. A cidade passou...

1ª Dama que vai ao velório, em carro oficial, é condenada com o marido por improbidade

Aconteceu no Oeste de Santa Catarina em 2009. Um familiar do prefeito faleceu e a primeira-dama e sua tia foram ao velório. O problema...