Coronavírus é encontrado em todas as estações de tratamento de esgoto de Porto Alegre

O boletim de monitoramento ambiental divulgado nesta quinta-feira (10) pelo Centro Estadual de Vigilância Ambiental aponta para o crescimento na concentração do Sars-CoV-2  – vírus que transmite a covid-19 – em arroios e em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de Porto AlegreRegião Metropolitana e Vale do Sinos. Para os pesquisadores, o resultado é reflexo do avanço da pandemia e o aumento no número de casos nessas localidades.

Em Porto Alegre, é possível verificar crescimento gradativo no percentual de amostras positivas:

  • 12,5% entre 10 e 16 de maio
  • 42,9% na primeira semana de junho
  • 83,3% no final de junho
  • 40,0% entre 5 e 11 de julho
  • 100% na segunda metade de julho até agosto

O levantamento ainda aponta que a partir do mês de julho, todas as estações de tratamento de esgoto passaram a registrar a presença do vírus – a última foi a Estação Serraria, na zona sul, que vinha até então com resultados negativos.

O monitoramento destaca ainda que a maior carga viral foi detectada em Novo Hamburgo – a porcentagem, no entanto, não foi divulgada. O resultado foi observado na estação de tratamento de esgoto Mundo Novo e no Arroio Pampa/Rio dos Sinos.

Nesta etapa do monitoramento, também foram recolhidas amostras de água das ETEs da Corsan nas cidades de AlvoradaCachoeirinhaCanoas e Gravataí, com resultados positivos em todos os municípios.

Situação dos arroios

Até o momento, as autoridades sanitárias não trabalham com a possibilidade de que exista algum indício de contaminação pelo vírus através da água. No entanto, há preocupação quanto a elevada concentração do Sars-CoV-2  nos arroios, ultrapassando, em alguns locais, a de algumas estações de tratamento.

Para a vigilância ambiental, essa constatação é um indicativo de que existe uma quantidade significativa de esgoto cloacal que chega nestes locais e aponta para a falta de saneamento e redes de tratamento de esgoto. Assim, a contaminação pode ocorrer por outros micro-organismos e parasitas.

Esta informação é do site GZH/Porto Alegre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Papa Diop, autor do primeiro gol da Copa do Mundo de 2002

Morreu ontem domingo, aos 42 anos, o senegalês Papa Bouba Diop. Autor do primeiro gol da Copa do Mundo de 2002 na vitória de...

Médico de Maradona é acusado formalmente de homicídio culposo

O médico de Diego Maradona, Leopoldo Luque, foi acusado formalmente de homicídio culpo, quando não há intenção de matar. A informação foi publicada neste...

ORLEANS | Vendas no Natal e fim de ano devem aquecer a economia

O mês de dezembro é sempre um dos melhores para pequenos e grandes empreendedores. As vendas de Natal e fim de ano costumam dar uma...

Servidora que lida diariamente com vírus, bactéria e fungos merece insalubridade máxima

A 1ª Câmara de Direito Público do TJ, em matéria sob a relatoria do desembargador Luiz Fernando Boller, reformou sentença de comarca do oeste...