Coronavírus: bispos de SC se reúnem virtualmente para avaliar reabertura das igrejas ao público e decidem manter o isolamento

m reunião on-line na noite desta quinta-feira, 30 de abril, os bispos das dez dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), conversaram sobre a conjuntura do estado de Santa Catarina diante da pandemia do Covid-19.

O encontro virtual aconteceu nove dias depois da nota dos bispos catarinenses referente a não abertura das igrejas na maioria das dioceses do estado após a portaria do Governo do Estado número 254 que liberou as atividades religiosas, respeitando várias exigências, em igrejas, templos e afins.

Tendo em vista o grave crescimento de pessoas infectadas pelo Covid-19, as Dioceses de Blumenau, Rio do Sul, Tubarão, Criciúma, Lages, Caçador, Joaçaba e Chapecó continuarão sem celebrações com a participação presencial de fiéis nas igrejas, mas continuarão com a transmissão das celebrações em suas páginas nas redes sociais.

A Arquidiocese de Florianópolis continua com a possibilidade de realização de missas com fiéis e agora a Diocese de Joinville abre essa possibilidade em algumas paróquias do Norte do Estado.

A partir da Portaria 254, a Arquidiocese de Florianópolis e a Diocese de Joinville emitiram orientações próprias para a abertura das igrejas para celebrações. Nas orientações ganham destaque os cuidados para a distribuição da Sagrada Eucaristia, a lotação máxima de 30% e a não participação de pessoas do grupo de risco, incluindo os padres.

Com informações do Portal A Hora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS