Coordenador da Defesa Civil explica tramites e apresenta relatório dos danos causados pela enxurrada no interior de Orleans

Os vereadores de Orleans estiveram reunidos no dia 15 de março, para a realização de mais uma Sessão Ordinária. Sob a presidência da Vereadora Mirele Debiasi, transcorreu de forma tranquila.

Na tribuna o Coordenador da Defesa Civil – Samuel Segatto, fala sobre os danos ocasionados pelas chuvas no município de Orleans, no início deste mês, mais precisamente no dia 02.

Ele explica de forma técnica as condições climáticas que ocasionar os estragos.

Conforme ele, a enxurrada acabou causando diversos estragos em pontes.  Ele comenta que cópia do relatório estará sendo entregue aos vereadores.

“A totalização dos prejuízos segundo os dados foi de cerca de 300 mil reais para o município. Três das pontes atingidas são reversíveis. Outras três o município irá pedir socorro a defesa civil, solicitando kit de transposição, no entanto esses recursos não são rápido”.  A Defesa Civil não entrega material para reposição, somente trabalha com kit de transposição.

Ao comentar sobre o tempo estimado da elaboração do relatório até a vinda dos recursos.  “O tempo é cerca de 10 dias para fazer o relatório, mais 30 dias de análise do estado, que serão então cerca de três a quatro meses”, comenta Samuel Segatto.

Alguns vereadores teceram comentários, acompanhe no vídeo em anexo:

ORDEM DO DIA:

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO PL Nº 0004/2021 – de autoria de Mirele Debiasi que tem como objeto  “ Autoriza no âmbito do Município de Orleans o Programa de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Intrafamiliar, nas condições que menciona, e dá outras providências.

Indicação nº. 0014/2021 – de autoria da vereadora Maiara Dalponte Martins “Indicar que o Legislativo elabore Decreto Legislativo nomeando a Ponte no Distrito de Pindotiba, onde liga a margem direita e a margem esquerda do Município, com o nome do líder comunitário Sr. Vitorio De Pieri. (In memoria).”

Indicação nº. 0015/2021 – de autoria do vereador Valter Orbem indicar ao chefe do Poder Exectivo que efetua a análise de viabilidade da criação da “Praça do Remo” em nosso município.

Indicação nº. 0016/2021 – de autoria do vereador Pedro João Orbem, “Que o executivo, através da Comissão de Trânsito faça a sinalização no Quatro Encruzo, definindo a mão de preferência para o trânsito dos veículos.”

Indicação nº. 0017/2021 – de autoria do vereador Luiz  Cristóvão Crocetta, “Sugerir que o Que o Chefe do Poder Executivo promova a possibilidade de parcelamento do IPTU com o desconto, em razão dos impactos ocasionados pela pandemia do Corona Vírus.”

Indicação nº. 0018/2021 – solicita “Que o Executivo crie no Portal da Prefeitura, o “Canal do Cidadão Fiscal”, com número de Telefone e Plataforma no site, no intuito de receber e repassar informações e denúncias sobre os terrenos baldios sem estado de conservação, bem como, fazer um estudo sobre reduzir o valor da multa, para que seja aplicada nos casos de reincidência de notificação.”Indicação está de autoria de autoria dos vereadores Euclides Pilon; Gabriel Bianco; Luiz Cristovão Crocetta; Maiara Dalponte Martins; Marlise Maria Salvador Zomer; Mirele Debiasi ; Osvaldo Cruzetta; Paulo Canever; Pedro João Orbem; Rodinei Pereira; Valter Orbem.

Ambos aprovado em única votação.

Com informações do site Imprensa News Sul

ÚLTIMAS NOTÍCIAS