Contestação do auxílio emergencial negado pode ser feita via Dataprev

Quem teve o auxílio emergencial negado, agora tem um novo canal para contestar a análise do pedido. Agora a contestação também poderá ser feita pelo site da Dataprev.

Até então, essa reclamação era feita apenas pelos canais da Caixa Econômica Federal (site e aplicativo Auxílio Emergencial) e via Defensoria Pública da União (DPU).

Esse canal, no entanto, é indicado para casos específicos, referentes a atualização de dados cadastrais. Confira o critérios abaixo:

  • pode ser usado quando uma pessoa era menor de idade e completou 18 anos recentemente.
  • para cidadãos que eram servidores públicos ou militares, mas perderam esse vínculo com o Estado;
  • e para pessoas que perderam o emprego e não têm direito a auxílio-desemprego ou não recebem o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda –valor pago a trabalhadores que tiveram suspensão ou redução do contrato de trabalha durante a pandemia.

Como fazer a contestação do auxílio emergencial negado

Para fazer a contestação, basta entrar no site da Dataprev, inserir informações pessoais como: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e CPF. Após essa etapa, aparecerá o botão de “contestação” para fazer o novo pedido.

Os processamentos e cruzamentos de dados seguirão a mesma lógica do programa. Após processamento da Dataprev, os dados são enviados para homologação (validação) dos resultados pelo Ministério da Cidadania. E, por fim, são encaminhados à Caixa para pagamento.

Nos casos de indeferimento, o cidadão poderá obter mais informações no portal de consultas. Essas informações explicarão porque o pedido foi negado e a legislação que embasa essa negativa.

Com informações da Catraca Livre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MUNDO | Biden nomeia equipe sênior de comunicação formada só por mulheres

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na noite desse domingo (29.nov.2020) os nomes que farão parte da equipe sênior de comunicação da...

Morre Papa Diop, autor do primeiro gol da Copa do Mundo de 2002

Morreu ontem domingo, aos 42 anos, o senegalês Papa Bouba Diop. Autor do primeiro gol da Copa do Mundo de 2002 na vitória de...

Médico de Maradona é acusado formalmente de homicídio culposo

O médico de Diego Maradona, Leopoldo Luque, foi acusado formalmente de homicídio culpo, quando não há intenção de matar. A informação foi publicada neste...

ORLEANS | Vendas no Natal e fim de ano devem aquecer a economia

O mês de dezembro é sempre um dos melhores para pequenos e grandes empreendedores. As vendas de Natal e fim de ano costumam dar uma...