Consumo de hidroxicloroquina na Itália cresce 4.662%

(ANSA) – O consumo de hidroxicloroquina na Itália cresceu 4.662% durante o auge da pandemia do coronavírus Sars-CoV-2, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira (29) pela Agência Italiana de Medicamentos (Aifa).

O estudo analisa a variação no consumo de remédios empregados para tentar tratar a Covid-19, comparando o período entre março e maio de 2020 com os dados de dezembro de 2019 a fevereiro deste ano, antes de a pandemia se alastrar pela Itália.

Segundo o relatório, o consumo de hidroxicloroquina foi o que mais cresceu durante a crise, saltando de uma média de 0,01 (valor arredondado) caixa para cada 10 mil habitantes para 0,60.

A hidroxicloroquina é usada para tratar pacientes de malária e lúpus e foi empregada em terapias experimentais contra a Covid-19, mas diversos estudos já mostraram que o medicamento não tem efeitos significativos na cura da doença.

Outros remédios cujo consumo cresceu durante a pandemia na Itália são a azitromicina (+195%), usada contra infecções respiratórias; os antirretrovirais lopinavir e ritonavir (+98%); e a anakinra (+74%), empregada para tratar artrite reumatoide.

No caso da hidroxicloroquina, o pico se deu em abril, com índice de 0,93 caixa para cada 10 mil habitantes, cifra que despencou para 0,28 no mês de maio. Além disso, segundo a Aifa, o consumo do medicamento cresceu 111,84% quando se leva em conta apenas as aquisições em farmácias públicas e privadas para uso pessoal.

A média saltou de 0,68 caixa para cada 10 mil habitantes entre dezembro e fevereiro para 1,44 entre março e maio. (ANSA).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira Live do Projeto Balde Cheio no RS acontece na quarta

O projeto Balde Cheio no RS está completando um ano de atividades junto às propriedades leiteiras das regiões da Serra Gaúcha e Fronteira-Oeste do...

Grupo aposta na modernização da indústria para crescer em 2021

"Mesmo com a crise gerada pela pandemia em 2020, grupo registra crescimento e prevê uma retomada ainda maior em 2021". O Grupo Soma Sul, um...

Cegero lança Edital para Processo Seletivo. Salário ultrapassa R$ 2,8 mil

Com objetivo de preencher duas vagas de Eletricista auxiliar e formar Cadastro Reserva, a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), abrirá inscrições, gratuitamente,...

Acesse e confira seu horóscopo para hoje

LUIZ HENRIQUE (48) 99623-6232 (Whats) Presencial/Online Desenvolvimento e estudo na Arte Oracular: Tarô; Astrologia; Constelação Arquetípica; Numerologia; boaastrologia@gmail.com O CAMINHO DOS ASTROS 61 Incinera Plutão “As mídias ditas “Sociais” nos emburreceram,...