Consórcio fará o projeto de ponte entre Farol e Laguna

Será o Consórcio Ponte Laguna, formado pelas empresas Fares & Associados Engenharia e Única Consultores de Engenharia, o responsável pelo projeto da ponte que ligará a rodovia SC-100, na região do Farol de Santa Marta, até a cidade de Laguna, a chamada ponte do Pontal.

A licitação foi vencida com a oferta de R$ 2.040 milhões. A outra empresa concorrente, Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, havia proposto R$ 2.063.768,27 para fazer a obra.

Também está incluído o projeto de engenharia para os acessos da rodovia. O governo do Estado é o responsável pelo pagamento. A partir da assinatura da ordem de serviço, o consórcio terá 540 dias para a conclusão dos trabalhos.

A ponte é esperada e prometida desde a década de 80. Em 2019, o governador Carlos Moisés resgatou a ideia e, em agosto do ano passado, teve início o edital de contratação da empresa para realizar o projeto. Atualmente, a conexão entre a cidade e a região do Farol de Santa Marta é se dá por transporte marítimo pago, realizado por meio de balsa e de bote.

“Essa ponte vai trazer mais qualidade de vida para a população, mais segurança, mais tranquilidade. É uma obra de futuro para toda essa região e para os turistas que nos visitam”, afirmou o governador no ato de assinatura do edital de licitação, em agosto do ano passado.

Ainda segundo Carlos Moisés, em situações climáticas adversas, ou até mesmo em períodos de maior movimentação turística no município, a comunidade que mora na Ilha de Santa Marta enfrenta dificuldades para transpor o canal, o que ainda é feito por balsa.

Com informações do DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS