Conheça os ilustres moradores que encantam os turistas no Mirante da Serra do Rio do Rastro

Quem já visitou o mirante da Serra do Rio do Rastro certamente já teve o prazer de encontrar os quatis (nasua nasua), um pequeno mamífero silvestre e que vivem em bandos, espécie tem hábitos diurnos, apesar de serem animais selvagens e se alimentarem de frutos e pequenos animais, os quatis se habituaram a conseguir alimento facilmente com visitantes. Além da vista panorâmica, o local possui um pequeno centro comercial, o que facilita o acesso a guloseimas ali vendidas. O hábito é, inclusive, incentivado pelos turistas, que costumam usar a comida para atrair os bichos.

Foto Divulgação

Porém acabam a prejudicar os animais com a presença humana, pois este tipo de aproximação acaba fazendo mal para estes bichinhos de várias formas como a alimentação incorreta (salgadinhos, pipocas, balas…) prejudica o desenvolvimento destes animais facilitando o aparecimento de doenças nos bandos; animais silvestres são hospedeiros de diversas doenças, por isso não devemos tocá-los.

As pessoas gostam de ver por serem brincalhões e “ladrões” de comidas. Os Turistas gostam de ficar olhando a tranquilidade dos quatis que se acostumaram em receber alimentos no Mirante da Serra do Rio do Rastro. (Bom Jardim da Serra – SC).

Mas segundo a médica veterinária, Laura Vieira Tonon , também as pessoas acabam transmitindo doenças que antes não existiam nos bandos, podendo exterminá-los; Quando fornecemos alimentos aos quatis, eles acabam se tornando dependentes e perdem a capacidade sobreviver procurando a própria comida na natureza.

Eles se aproximam de pontos de maior movimento junto às matas em busca de comida.

O animal tem focinho alongado, com cauda marcada por pelagem em anéis escuros, grandes garras e olhos pequenos. Normalmente associada a florestas, a espécie tem hábitos terrestres e exclusivamente diurnos. Costumam viver em grupos, embora machos em idade avançada possam se desgarrar e optar por uma vida isolada. À noite, os bandos dormem no alto das árvores.

É muito interessante um prazer termos esta espécie para embelezar nossa região por isso NÃO TOQUE, NÃO ALIMENTE E NÃO CACE! A natureza agradece!

São JoaquinOnline

Imagem Dudu gopro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MORRO DA FUMAÇA | Fumacense Alimentos é homenageada pela Câmara de Vereadores

A Fumacense Alimentos foi homenageada nesta semana pela Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça. A moção de aplausos foi aprovada por todos os...

Medicamentos sem eficácia comprovada contra a COVID-19 têm aumento de 295% nas compras no 2º trimestre

Com os rumores a respeito da eficácia da Hidroxicloroquina, Ivermectina e Nitazoxanida para o tratamento da covid-19, a procura pelos medicamentos disparou durante a...

Fiocruz sugere que cada escola crie seu planejamento para prevenção contra a Covid-19

Com a pandemia, as atividades dentro dos ambientes escolares foram interrompidas e, até o momento, não há uma perspectiva real de quando as aulas...

MP libera quase R$ 2 bilhões para produção de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro assinou, na última quinta-feira (6), Medida Provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para a produção e...