Conheça a Diretoria de Polícia da Fronteira (DIFRON) da Polícia Civil

A Diretoria de Polícia da Fronteira (DIFRON/PCSC) é uma das diretorias operacionais da Polícia Civil de Santa Catarina, sendo subordinada diretamente à Delegacia-Geral da Polícia Civil.

A DIFRON foi criada através da Lei Estadual n. 16.284/2013, com sede no município de Chapecó. O objetivo é auxiliar a execução das ações previstas no programa Federal de Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron), com atuação de coordenação e supervisão geral das Delegacias Regionais de Polícia da Fronteira de Chapecó, São Miguel do Oeste, Concórdia, Xanxerê, São Lourenço do Oeste, e Maravilha. Também das demais unidades policiais civis sediadas nos 88 municípios que compõem a faixa de fronteira com uma população de quase 1 milhão de habitantes.

A região da Faixa de Fronteira, segundo a Constituição Federal (art. 20, § 2º), se caracteriza geograficamente por ser uma faixa de até 150 km de largura paralela à linha divisória terrestre do território brasileiro com a Argentina. O atual diretor de Polícia da Fronteira é o delegado de polícia Fernando Callfass.

As Delegacias Regionais de Polícia da Fronteira:

12ª DRP/FRON de Chapecó: composta pelos municípios de Chapecó, Coronel Freitas e São Carlos, Águas de Chapecó, Bom Jesus do Oeste, Caxambú do Sul, Cordilheira Alta, Cunhataí, Guatambu, Jardinópolis, Nova Itaberaba, Planalto Alegre e União do Oeste, tendo como Delegado Regional o Delegado Ricardo Newton Casagrande.

13ª DRP/Fron de São Miguel do Oeste: composta pelos municípios de São Miguel do Oeste, Anchieta, Descanso, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Mondaí e São José do Cedro, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Guaraciaba Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Riqueza, Romelândia, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis, tendo como Delegado Regional o Delegado Wesley Almeida Andrade.

14ª DRP/Fron de Concórdia: composta pelos municípios de Concórdia, Ipumirim, Itá e Seara, Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Irani, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Presidente Castelo Branco e Xavantina, tendo como Delegado Regional de Polícia o Delegado Marcelo Nogueira.

16ª DRP/Fron de Xanxerê: composta pelos municípios de Xanxerê, Abelardo Luz, Ponte Serrada e Xaxim, Bom Jesus, Faxinal dos Guedes, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia e Vargeão, tendo como Delegado Regional de Polícia o Delegado Vinicius Buratto Iunes.

28ª DRP/Fron de São Lourenço do Oeste: composta pelos municípios de São Lourenço do Oeste, Campo Erê, Quilombo e São Domingos, Coronel Martins, Formosa do Sul, Galvão, Irati, Jupiá, Novo Horizonte,  Saltinho, Santiago do Sul, São Bernardino,  Santa Terezinha do Progresso, Ipuaçu e Entre Rios, tendo como Delegado Regional de Polícia o Delegado Whilherm Negrão.

31ª DRP/Fron de Maravilha: com autorização de criação pelo Decreto Estadual n. 1.380/2021, tem previsão de inauguração em 10/12/2021 e será composta pelos municípios de Maravilha, Cunha Porã, Palmitos, Pinhalzinho e Modelo, Flor do Sertão, Iraceminha, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos, Saudades, Nova Erechim, Caibi, Serra Alta, Sul Brasil e Bom Jesus do Oeste.

A DIFRON ainda possui dentro de usa área de atuação o Serviço Aeropolicial da Fronteira (SAER-FRON) e do SARA (Serviço de Atendimento em Resgate Aeromédico) coordenado pelo Delegado de Polícia Albert Silveira.

Também a DIFRON tem em atividade quatro Núcleos de Operações com Cães (NOCs) nos municípios de Chapecó, São Lourenço do Oeste, Xanxerê e São Miguel do Oeste.

Por fim, na mesma sede da DIFRON funciona a Corregedoria de Polícia do Oeste – CORP.

A sede da Diretoria de Polícia da Fronteira (DIFRON), fica rua Mato Grosso, n. 234 E, Bairro Jardim Itália, Chapecó/SC, CEP: 89.802-272. Fone: 49-2049 9973. E-mail: difron@pc.sc.gov.br, conta no instagram: @pcsc.difron.

Policia Civil SC

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS