InícioÚltimas do Olhar do SulConcurso literário promove reflexão sobre o papel da pessoa idosa no século...

Concurso literário promove reflexão sobre o papel da pessoa idosa no século XXI

“O papel da pessoa idosa no século XXI” é o tema dos concursos de redação e crônicas do 1º Prêmio Literário, promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH), e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Os editais foram lançados na última terça-feira (13) de modo que o edital nº 1 refere-se ao concurso de redação e é direcionado aos estudantes da rede pública de ensino. O objetivo é conhecer o olhar dos jovens brasileiros em relação às pessoas idosas e conscientizar sobre o caminho natural de envelhecimento.

Já o edital nº 2 é relativo ao concurso de crônicas e está direcionado a pessoas com 60 anos ou mais, com o intuito de incentivar a produção literária desse público, contribuindo assim para um envelhecimento ativo e saudável.

A premiação dos concursos varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil por obra literária, dependendo da colocação alcançada. Ao final do concurso, os autores das 25 melhores redações e das 25 melhores crônicas serão convidados para participar da cerimônia de premiação, que será realizada em Brasília (DF), após o período de defeso eleitoral.

O secretário nacional da SNDPI e presidente do CNDI, Antônio Costa, ressalta que o concurso será importante tanto para jovens, quanto para pessoas idosas, pois promove a reflexão acerca do assunto.

O secretário-geral da COBAP e conselheiro do CNDI, Luiz Legñani, incentiva a participação de todos, especialmente das pessoas idosas, pois é a partir dessas reflexões que são construídas novas realidades para o segmento. “É uma oportunidade da pessoa idosa expor sua experiência nessa etapa da vida que muitas vezes é invisibilizada”, afirma.
Confira os editais e participe: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoa-idosa/editais

Para dúvidas e mais informações:
cgdpi@mdh.gov.br

📍 Fique ligado!

#cobap #aposentados #pensionistas #idosos #cndi