Conciliações nos tribunais brasileiros mais do que dobram nos últimos 12 meses

As conciliações realizadas pelos tribunais no país atingiram 2.339.453 entre janeiro e junho deste ano, número que representa mais que o dobro das 924.292 feitas no mesmo período de 2020 e 32% maior que as conciliações firmadas em todo ano de 2019. Os dados são do CNJ e demonstram, segundo aquele órgão, a importância do empenho e o estímulo à desjudicialização por meio de soluções consensuais de conflito .A matéria, aliás, estará em discussão no 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, previsto para ocorrer neste 2º semestre.

Em Santa Catarina, são variados os exemplos de empenho de magistrados, servidores, estagiários e conciliadores pela causa da conciliação. Analice Vieira, estagiária da 3ª Vara Cível da comarca de Araranguá, atua também como conciliadora no Juizado Especial Cível.

Nesta semana, conta, viveu uma experiência que demonstrou as vantagens que a tecnologia pode trazer para avançar ainda mais na resolução de conflitos por meios não adversariais. Realizou uma audiência virtual em que a advogada de uma das partes se manifestou da Itália, por meio virtual. Não foi desta vez que se fechou um acordo, resume, mas a globalização e a disposição da justiça catarinense em fazer uso das novas tecnologias disponíveis abrem vasto campo para avançar na prática.

TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI

Imagem: Divulgação/Pixabay

ÚLTIMAS NOTÍCIAS