Como a Covid-19 afeta o cabelo dos infectados; pessoas relatam queda massiva

Diversas pessoas ao redor do mundo estão relatando uma aumento no queda de cabelos após terem sido infectados pela covid-19. Cientistas espanhóis estudam a questão, mas a literatura acadêmica acerca do tema ainda é inexistente. No entanto, dermatologistas tem algumas respostas que podem tirar um pouco das suas dúvidas sobre o tema.

Tudo começou quando a atriz estadunidense Alyssa Milano postou um vídeo penteando seus cabelos e mostrando como a queda estava a afetando depois de ter sobrevivido ao novo coronavírus. O vídeo curto teve milhares de comentários de pessoas que passaram pelo mesmo problema.

Os especialistas alertam que há pouca probabilidade de o vírus estar agindo diretamente nessa queda e que esse tipo de perda de cabelo dificilmente resulta em calvície. Além disso, eles pedem para que os pacientes que estejam passando por isso não tentem remédios milagrosos e, caso a perda esteja realmente sendo impactante no visual, o certo é consultar um dermatologista.

“É um processo que se resolve, mesmo que seja muito escandaloso”, tranquilizou o dermatologista e tricologista espanhol David Saceda em suas redes sociais.

“Desde que começou a pandemia, vimos um aumento de 25% no número de pacientes que vieram se queixar por causa de perda de cabelo, sendo que já estávamos trabalhando no limite com problemas capilares. Ainda não há literatura na academia que mostre uma correlação, mas os pacientes sempre me mostram seus testes positivos”, contou a doutora Dendy Engelman, uma dermatologista do Manhattan Dermatology & Cosmetic Surgerys, nos EUA, ao site Healthline.

Segundo boa parte dos especialistas, trata-se de um problema provavelmente relacionado a estresse. Outros acreditam que seja uma reação imune comum: “Quando há um choque no sistema, o corpo tenta se concentrar em funções essenciais. O crescimento do cabelo não é tão importante quanto outras coisas, então talvez essa perda de cabelo esteja relacionada com a resposta do corpo contra a covid.”, explicou a Dra. Susan Massick, dermatologista da Universidade de Ohio.

Yuri Ferreira : Redação Hypeness

Foto:© Getty Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo lança iniciativa para simplificar regras trabalhistas

Com o objetivo de eliminar a burocracia no setor produtivo, o Governo Federal lançou o Descomplica Trabalhista. Por meio do programa, dois mil documentos...

Bashkir Curly: os cavalos ‘labradores’ cacheados que parecem seres de outro planeta

Conhecidos como Bashkir Curlies, American Bashkir Curlies e North American Curly Horses, os Curly Horses (cavalos cacheados), em tradução livre) são uma raça especial de equinos. Existentes em diversos...

Homem que jogou soda cáustica em ex-namorada é condenado a oito anos de prisão

Condenação foi por tentativa de feminicídio. Vítima sofreu ferimentos graves e ficou com sequelas. O Tribunal de Júri da Comarca de Indaial condenou, na quinta-feira...

Polícia Civil cumpre prisão preventiva de advogada suspeita de integrar organização criminosa

A Polícia Civil cumpriu a prisão preventiva expedida pela Justiça contra uma advogada suspeita de integrar uma facção criminosa em Santa Catarina e de...