Comandante pede que pessoas de São Ludgero instalem nos smartphones o aplicativo PMSC Cidadão

Publicado em 21 de maio de 2020

O atual comandante do Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero, 3º Sargento PM Arcione Oenning Dacorégio, diante dos problemas enfrentados na cidade com o Disque 190, pede para que as pessoas instalem em seus smartphones, gratuitamente, o aplicativo PMSC Cidadão, disponível para o sistema operacional Android ou IOS, com tecnologia de dados móveis Wi-fi e GPS. Após a instalação é necessário fazer o cadastro para que diante de uma emergência a pessoa possa acionar e fazer a comunicação com êxito.

Segundo o comandante o aplicativo é uma ferramenta tecnológica a serviço da segurança pública, que funciona perfeitamente em São Ludgero, sendo eficiente para solicitar e comunicar ocorrências diversas. Ele pede que além da instalação as pessoas já façam o cadastro para quando precisarem usar, basta fazer o acionamento de forma rápida e eficiente. “Assumimos o comando tomando conhecimento da dificuldade de utilização do 190 na cidade, e por este motivo, estamos incentivando que as pessoas baixem o aplicativo PMSC Cidadão que tem uma comunicação eficiente e rápida, sendo mais uma alternativa”, pontua. Uma vez instalado e feito o cadastro é só acionar, confirmar a localização e fazer a opção desejada. Através dele também podem ser realizadas denúncias, inclusive, anônimas, de violência doméstica, abusos de crianças e adolescentes e também solicitações de visitas preventivas por guarnição especializada, entre outras possibilidades. O aplicativo ainda disponibiliza um “botão de pânico” para mulheres com medida protetiva, que terão atendimento prioritário.

 Além do Disque 190 e o aplicativo PMSC Cidadão, as pessoas de São Ludgero também podem entrar em contato com a Guarnição Especial de Braço do Norte pelo fone 3651 1896. “Existe um esforço para melhorar o atendimento em São Ludgero e o aplicativo é uma alternativa a mais às famílias para atendimento no caso de emergência”, resume o comandante que recebeu o comando no dia 10 de março de 2020.

Saiba mais sobre o aplicativo PMSC Cidadão, a instalação e o que precisa para fazer o cadastramento:

O  aplicativo é mais uma alternativa, utilizando inovação e tecnologia, para disponibilizar a sociedade de Santa Catarina contato emergencial com a Polícia Militar de Santa Catarina. Com ele o usuário tem a possibilidade de acionar a PM de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente, o que proporciona maior clareza e agilidade na comunicação dos fatos e também um maior detalhamento da ocorrência para o atendimento policial. Como não é necessário falar com um atendente, o usuário terá apenas que registrar ou enviar os dados para a PM, permitindo assim que pessoas com deficiência auditiva e palatal também possam utilizar o aplicativo sem dificuldade. Outro detalhe interessante é que a Guarnição Policial não poderá ser rastreada e o cidadão não terá acesso à localização dos policiais. O usuário receberá apenas informações do status do atendimento, ou seja, se a ocorrência foi gerada e se alguma guarnição foi encaminhada para o atendimento. Enfim, o aplicativo não irá substituir totalmente a ligação para o telefone 190. Ele é mais uma ferramenta de apoio ao atendimento de emergência. No caso do cidadão não ter internet em seu dispositivo móvel, o próprio aplicativo também informa e cria um link direto para uma ligação para o número 190. Para utilizar os serviços é apenas necessário ter um dispositivo móvel com sistema operacional Android ou IOS, com tecnologia de dados móveis ou Wi-fi e GPS. É preciso também realizar um cadastro prévio e aceitar a política de privacidade e segurança da informação. O cadastro requer foto, CPF, nome, data de nascimento, e-mail, telefone, endereço, além de outros dados complementares. Todos os dados enviados serão mantidos em sigilo e serão usados apenas pela Polícia Militar, para o atendimento e proteção ao cidadão. Para um melhor atendimento, o cidadão deve manter sempre o seu número de telefone e dados cadastrais atualizados, pois se houver necessidade, uma equipe da PM entrará em contato pelo telefone cadastrado para atender o usuário em sua necessidade.

 Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FAÇA SUA PESQUISA