InícioNotícias do Sul de SCCom apoio da Epagri, agroindústria de kombuchas orgânicas de Imbituba avança no...

Com apoio da Epagri, agroindústria de kombuchas orgânicas de Imbituba avança no mercado da região Sul

Uma agroindústria familiar de Imbituba está compartilhando saúde a partir de kombuchas orgânicas. São sete sabores com ingredientes da agricultura familiar, com a ajuda da Epagri no trabalho de aproximação do agricultor com a empresa e na viabilização da exposição do produto em feiras da região.

A Pirapuã Kombucha é oferecida em sete sabores. A bióloga Audrey Amorim, da Pirapuã Kombucha, explica que “todos os ingredientes que a gente usa para produzir essa bebida fermentada à base de chá verde são provenientes da agricultura familiar local e regional, uma parceria com agricultores, especificamente os de produção orgânica certificada”. Uma das bebidas é a kombucha com butiá, fruto nativo da restinga catarinense, de butiazais de Imbituba e Laguna.

>>>> SAIBA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA PIRAPUÃ

“A parceria é essencial para um produto de qualidade, saudável e que carrega a força dos agricultores locais”, enfatiza Audrey. 

A kombucha, diz Audrey, é como um refrigerante natural à base de chá, sem conservantes, com benefícios para a saúde, porque é probiótica, faz bem para o intestino e a imunidade e é digestiva.

A extensionista da Epagri em Imbituba, Eloísa Rovaris Pinheiro, diz que “a Pirapuã Kombucha é uma empresa parceira, que valoriza os produtos da agricultura familiar, tendo como diferencial um produto de alta qualidade, com certificação orgânica e sempre prezando pela sustentabilidade”.

A capacidade produtiva da agroindústria familiar é de 2 mil litros por mês, com possibilidade de expansão, principalmente no verão. A comercialização ocorre desde Torres (RS) até Florianópolis (SC).

No podcast da Epagri, o Panorama Agrícola, Audrey explica como se faz a kombucha orgânica. Ouça aqui.