Com a presença de Björn Borg em Porto Alegre, Brasil Juniors Cup dá início ao qualifying

“Sueco campeão de 11 Grand Slams está na capital gaúcha para apoiar o filho, Leo, que venceu na estreia”.

O Brasil Juniors Cup tem uma presença ilustre. Onze vezes campeão de Grand Slams, o sueco Björn Borg está em Porto Alegre para acompanhar o filho Leo, que disputa a categoria 18 anos do torneio e neste sábado estreou com vitória sobre o brasileiro Victor Alves por 6/3 e 6/0 na primeira rodada do qualifying. Neste domingo, ele volta à quadra para a disputa de mais duas rodadas do quali, valendo vaga na chave principal que terá início na segunda-feira.

Björn Borg e Carlos Kirmayr assistiram à vitória de Leo Borg no Brasil Juniors Cup (Fotos: Luiz Candido, CBT)

Número 52 do ranking mundial juvenil da ITF, Leo Borg recebeu o Wild Card da Confederação Brasileira de Tênis para entrar no quali. Na última semana, ele parou nas quartas de final do J1 no Paraguai, mas desta vez ganhou um reforço nas arquibancadas: o pai viajou do Suécia para o Brasil para apoiá-lo em busca do título do torneio brasileiro, também de nível J1, que é um dos que mais vale pontos no ranking no calendário infantojuvenil.

A categoria 18 anos do torneio, que acontece nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, teve a presença de outro ídolo do esporte: Carlos Kirmayr, um dos maiores tenistas da história do Brasil. Ele aproveitou a oportunidade para assistir ao jogo ao lado do amigo Björn Borg.

“Vir para Porto Alegre é sempre muito bom, é uma cidade que traz muitas boas memórias. O Brasil Juniors Cup é um grande torneio, com um nível técnico muito alto, e atrai grande jogadores do mundo inteiro. Pude assistir ao jogo do lado do Bjorn e ver o Leo, que fez um grande jogo”, comentou Kirmayr.

Além da categoria 18 anos, estão em disputa os qualifyings das categorias 14 e 16 anos, mas em outra sede: a Sogipa. As finais de todos os qualis serão realizadas neste domingo.

O torneio segue os protocolos de saúde determinados pelas autoridades municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, conforme as orientações do Modelo de Distanciamento Controlado em uso no Estado em relação ao controle do Covid-19. Além de cumprir as determinações da Federação Internacional de Tênis para a prática do esporte, é adotada uma série de medidas restritivas, como acesso controlado aos locais de jogo, aferição de temperatura, realização de partidas sem presença de público externo, limitação do número de pessoas presentes nos clubes, disponibilização de álcool em gel, sanitização constante das áreas de uso comum, entre outras.

O Brasil Juniors Cup, sediado na Associação Leopoldina Juvenil e na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis e pela Federação Gaúcha de Tênis, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O torneio tem as chancelas da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e Federação Internacional de Tênis (ITF). Patrocínio de BRB – Banco de Brasília (patrocinador master do tênis do Brasil), Wilson, W A Sport, La Pastina, Cotiza Urbanismo, Master Hotéis, Água da Pedra e Frederes Turismo.

Colaboração: Departamento de Comunicação
Lucas Balduino

ÚLTIMAS NOTÍCIAS